Arquipélago Do Tropeço Terceiro Maior Do Mundo

Você sabia que um satélite americano descobriu em 1993 o maior arquipélago fluvial do mundo?

Composto por 700 ilhas que fica no leito do rio Negro no estado do Amazonas. 

Os primeiros pesquisadores que trabalhavam na região da Amazônia estavam enganados, o que durante 50 anos dava impressão de ser apenas um mangue perdido na floresta, é o próprio rio Negro envolvendo pedaços de terra, pedacinhos e pedações que juntos formam o maior arquipélago fluvial do planeta.

Arquipélago Do Tropeço Na Cidade De Peixe

quipélago do tropeço ilha

O arquipélago Mariuá fica localizado no município de Barcelos com 700 ilhas, tem uma extensão de 140 quilômetros.

O arquipélago de Anavilhanas com 400 ilhas tem uma extensão de 100 quilômetros, situado nos municípios de Novo Airão e Manaus é o segundo maior arquipélago do mundo.

Em junho, na época das cheias, muitas ilhas ficam inundadas e os dois arquipélagos mudam a sua paisagem.

O terceiro maior arquipélago fluvial do mundo, com 366 ilhas fica na cidade de Peixe, que dista de Palmas, capital do estado, a 297 km percurso feito na maior parte pela BR 153, mais conhecida como Belém Brasília.

O arquipélago do Tropeço encanta e, com certeza desafia todos os turistas, o local impressiona pela beleza, porém, oferece muito perigo a quem não souber navegar entre os canais convencionais de navegação.

Tropeço Obstáculos Naturais

arquipelago do tropeço cachoeiraAo chegar ao arquipélago do Tropeço você verá o dia surgir sem pressa às margens do Tocantins.

A sinfonia das águas, que se misturam com o canto dos pássaros revelando os encantos deste lugar conhecido por arquipélago do tropeço.

O conjunto de ilhas e ilhotas localizadas no rio Tocantins desde a cidade de Peixe até o paredão da hidrelétrica Peixe Angical, numa extensão de cerca de 20 km é um paraíso ambiental, que revela uma beleza indescritível.

Formada pela mistura de cores proporcionada pelas verdejantes matas ciliares, pelas azuis águas cristalinas, pelas brancas espumas das cachoeiras, pelo multi colorido das aves, pelo marrom íngreme das rochas e pelos reflexos do azul e branco do céu do arquipélago do Tropeço.

Neste lugar durante milhões de anos a água insistente deslizou sobre as rochas e entre vales acidentados, provocando surgimento de um ambiente incomum para os seus olhos.

A flora e a fauna da região são exuberantes, o que completa o complexo eco sistema e equilíbrio e, que precisa ser preservado a qualquer custo.

As formações rochosas são intrigantes dignas de serem apreciadas e registradas em belas fotografias.

Segundo os moradores da região são exatamente 366 ilhas o que lhe garante o posto de terceiro maior arquipélago lacustre do planeta.

 Corredeiras Ideal Para o Rafting

arquipélago do tropeço barreira

De acordo com os moradores mais antigos do local, a região recebeu o nome de tropeço devido às dificuldades que os navegantes tinham em vencer os inúmeros obstáculos naturais formados pelas corredeiras, cachoeiras e pedras que provocaram vários naufrágios quando o rio Tocantins era usado como rota de navegação, com destino ao interior da Amazônia.

O arquipélago tem alguns locais conhecidos pelos guias e moradores da região tais como, tropecinho e o mata porco que são alguns dos pontos conhecidos, mais o cartão postal da região é formado por uma sequencia incrível de cachoeiras aonde as águas do Tocantins se afunilam justificando o nome que depois veio representar toda região, o arquipélago do tropeço.

Os atrativos turísticos da região são bastante variados, a eco praia da tartaruga com a sua mega estrutura montada para temporada que acontece no mês de julho.

A orla da cidade de Peixe tem uma visão muito bonita do rio Tocantins e, o arquipélago com as suas centenas de ilhas, praias, piscinas naturais e lugares de mágica beleza. Esportes náuticos, lanchas, rafting e jet ski são mais comuns agora.

Sem ofuscar o brilho e a originalidade do bale das canoas de madeiras embaladas sem presa por remos ou marrecas.

A pesca tradicional é vista por todo arquipélago dividindo o espaço com a pesca subaquática, que vem crescendo devido à ótima visibilidade nas águas limpas e cristalinas do Tocantins.

Entrada Para o Arquipélago do Tropeço

arquipelago do tropeço peixeA majestosa ponte sobre o rio permite uma visão espetacular do horizonte finito, proporcionando ao visitante uma satisfação enorme de ter conhecido o verdadeiro paraíso encrustado no coração do Brasil.

O dia vai sem pressa as margens do Tocantins a sinfonia das águas agora é mais forte com o silenciar dos pássaros, revelando os encantos deste lugar.

Durante a noite a lua é cúmplice de um espetáculo conhecido como arquipélago do tropeço. O importante nessa hora é você estar com a sua câmera em mãos ou qualquer outro equipamento para registar este momento.

As imagens que você registrar ficará para sempre na sua memória. Você deve fazer este percurso com um guia pra que a sua visita seja plena de felicidade e com total segurança.

A pesca esportiva no arquipélago do Tropeço é muito procurada devido a esportividade dos tucunarés e outras espécies. Não deixe de visitar as ilhas e agendar uma estadia em uma delas.

Ao chegar à cidade de Peixe não deixe de experimentar a gastronomia local, onde os pratos típicos são deliciosos.

A praia da Tartaruga, conhecida também como eco praia é outra opção para você. O turismo no Tocantins faz com que você descubra várias belezas naturais, levando o turista ao êxtase. 

Ao visitar Peixe vá conhecer os artesanatos de argila e capim dourado, produzido pelas artesãs da cidade. Se você gostou deixe o seu comentário abaixo e compartilhe com os seus amigos mostrando para eles a beleza deste lugar e que poucos conhecem .

Arquipélago Do Tropeço Terceiro Maior Do Mundo
Por Favor Avalie Esta Postagem

Gostou? Deixe O Seu Comentário Aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *