Arraias Tocantins História

A corrida pelo ouro no ´século  XXVlll, deu origem a cidade de Arraias Tocantins, a 420 Km de Palmas, no sudeste do Tocantins.

Tudo começou em cima da serra da Chapada dos Negros, explorando a mão de obra escrava, os coronéis da época mandavam toda riqueza para Portugal.

Quando os negros desciam a serra para buscar água potável, os senhores dos escravos descobriram que na parte de baixo era bem melhor de se viver.

Assim se formou uma pequena vila que originou a cidade. Já se passaram mais de 280 anos e as marcas daquela época não foram apagadas pelo tempo.

arraias tocantins beco

As marcas estão nos casarões antigos, nas ruas estreitas, nos becos e no rosto de cada arraiano, a maioria da população de cerca de 12.000 habitantes é afro descendente.

Arraias Tocantins,está entre as 20 maiores cidades do estado e, a sua importância histórica esta em ser um dos portais da cultura do Tocantins.

A cidade de Arraias Tocantins possui clima tropical úmido com duas estações distintas, a das águas e a da seca. Há predominância de áreas inclinadas ou colinosas, com declives suaves, o território também é composto por áreas íngremes e montanhosas.

Com extensão territorial de 5.787 Km2, altitude de 580 metros acima do nível do mar. está localizada na região sudeste do estado do Tocantins, a 420 km da capital Palmas.

A sua origem remonta a um núcleo de escravos, que fugindo do trabalho na exploração do ouro em outros locais, ocuparam o que hoje é conhecido por Chapada dos Negros.

 Arraias Tocantins Conhecida ComoCidade Das Colinas

arraias tocantins casaA descoberta do ouro na região, no ano de 1730 atraiu os exploradores e, sob o comando do Capitão Domingos Antônio Cardoso, foi organizada a formação do primeiro povoado.

Desta época permanecem as ruinas em pedra de algumas construções. O local é plano e muito bonito e tem várias cicatrizes do garimpo, que foi feito tudo no braço.

A mudança do povoado para localização atual aconteceu em 1740, por determinação do governador da capitania de São Paulo Dom Luiz de Mascarenhas que viera implantar a capitania de Goiás e oficializar os povoados que surgiam.

Com o nome de Nossa Senhora dos Remédios de Arraias iniciava-se um novo núcleo urbano. A topografia acidentada determinou um traçado com ruas sinuosas e estreitas e casas geminadas.

Desde as origens, na arquitetura da cidade predomina o estilo colonial português, fundada por portugueses e escravos negros africanos,

O conjunto arquitetônico é preservado através das ruinas de casarões e, alguns casarões ainda habitados, onde se pode ver a permanência do estilo.

Bom, a cidade de Arraias Tocantins não teve nenhum planejamento, as pessoas foram chegando e construindo as suas casas e, os becos surgiram para ser passagem, para encurtar o caminho.

Os casarões do centro histórico de Arraias Tocantins evidenciam forte influencia da arquitetura colonial. As técnicas de construção utilizadas na época podem ser observadas na maioria das casas ainda existentes; como os esteios de madeiras, que serviam de estrutura para as paredes feitas de adobe e os alicerces em pedra, Uma das características que mais se destacam são as platibandas decoradas.

Arraias Tocantins Influencia Portuguesa

arraias tocantins detalhesAs construções são de paredes grossas e, nas casas mais antigas, pode-se encontrar as iniciais dos patriarcas das famílias que as construíram e o ano em que foram construídas., telhas comum fabricada com a própria argila da região, ladrilho e adobe, tudo era fabricado na região.

Os caíbos e ripas eram tirados muito grotescamente, tudo artesanal. Inúmeras casas apresentam detalhes ornamentais como as guarnições de portas e janelas em alto relevo e, os desenhos florais e geométricos destacando-se da parede.

As janelas tem a moldura em arco uma das características de muitas das construções.  Gelosias que permitem uma ventilação constante no interior.

Nos telhados madeiramento rústico coberto com telhas coloniais capa e bica. Ao percorrer as ruas do centro histórico da cidade você sentirá uma agradável volta ao passado.

O povoado se desenvolveu em torno da igreja de Nossa Senhora dos Remédios onde está a maior parte do acervo arquitetônico de Arraias Tocantins.

Mais nem a importância histórica impediu que casarões fossem derrubados ou desfigurados ao longo do tempo. As mudanças mais evidentes consistem na substituição de portas e janelas de madeira por esquadrias metálicas o que descaracteriza as fachadas.

A contradição entre a presença do antigo e a disponibilidade do novo, causa conflitos na maneira de compreender a cidade, com reflexos na degradação do patrimônio arquitetônico. Em 1996 o governo do estado realizou o inventário de algumas cidades históricas do Tocantins.

Em Arraias exemplares arquitetônicos significativos foram documentados, a observação destes prédios mostra que pouco mudou em sua constituição nestes dias.

Arraias Tocantins Herança Arquitetônica

arraias tocantins soleirasElementos originais presentes na época do inventário foram mantidos o que revela a preocupação da comunidade em preservar e valorizar o seu patrimônio e, consolidar a vocação turística da cidade.

A história de uma cidade pode ser contada através de informações registradas no patrimônio arquitetônico conservado e, se transforma assim em fonte preciosa para analisar a sua fundação, a sua organização política e social e o desenvolvimento da urbanização.

São elementos valorizados no turismo histórico e que muitas vezes determinam a escolha do destino do viajante em busca de novas culturas. Parte desta cultura está representada nas construções históricas de cidades como Arraias Tocantins.

Ações de preservações estão a cada dia mais presente na comunidade de Arraias Tocantins, que se emprenham para implantar mecanismos, que mantenham os prédios antigos com as suas características originais.

O exemplo é a ONG Viva Arraias que busca conscientizar a comunidade sobre a importância de preservar este patrimônio. Outra iniciativa partiu do poder público que investe na escola como meio para que as novas gerações de arraianos conheçam a relevância de sua cultura.

A medida para garantir a preservação dos casarões e ruínas remanescentes, caminha a passos rápidos em Arraia Tocantins,

O tombamento municipal contribuirá para que demolições e descaracterizações sejam evitadas. Os moradores não quer passar um trator na cidade e começar de novo, imitando outras regiões com outra arquitetura e, sim quer que Arrais esteja incluída no roteiro do turismo no Tocantins.

A cidade de Arraias do Tocantins quer se desenvolver com o próprio modelo e naturalmente. As novas gerações que estão chegando e convivendo com o povo, irá aceitar e procurar o progresso com a realidade da comunidade, que é o que os arraianos desejam.

7 Dicas De Como Acumular Milhas Aéreas

Livro Digital Grátis

Deixe Aqui!