Capim Dourado O Ouro Do Jalapão

Capim dourado um tesouro no estado bruto, no coração do Brasil com uma luminosidade de encher os olhos.

Um ouro que brota do chão e cuidadosamente tecido fio a fio até se transformar numa arte delicada, uma joia dourada que agrada pela beleza, pela delicadeza.

O capim dourado é semelhante à sempre-viva da família Eriocaulaceae – Syngonanthus nitens Ruhland, que é nativo e nasce nas veredas, na região do jalapão, localizado no estado do Tocantins, com  o qual se faz artesanatos, tais como: pulseiras, brincos, chaveiros, bolsas, cintos, vasos, peças de decoração entre outros.

Sua característica principal é a cor que lembra a do ouro por isso o nome capim dourado. A principal localidade, onde começou o desenvolvimento da produção artesanal, fica na comunidade Mumbuca, localizada no município de Mateiros.

Atualmente esses artesanatos são produzidos em varias localidades da região do Jalapão. Parque estadual do Jalapão, região distribuída em vilarejos que abrange no coração do lugar os municípios Mateiros, Novo Acordo, Ponte Alta do Tocantins, São Félix do Tocantins,

Nos povoados cerca de 2000 pessoas vivem numa área de 158.000 hequitares ainda de maneira simples como se o tempo tivesse parado.

Cenário de beleza natural exuberante, de atmosfera repleta de misticismo. No jalapão é possível andar horas sem ver ninguém, acesso só em carro tracionado o que garante oportunidade para poucos em descobrir cachoeiras, pequenos canyons que se descortinam pela mata, olhos d’agua, nascentes, fervedouros, um belo lugar de contemplação.

Capim Dourado Produto Da Terra

Nos últimos anos estas comunidades isoladas começaram a enxergar uma alternativa econômica, mas que continuou apenas a garantir a sub existência de várias famílias na produção rustica e única de artesanato de capim dourado.

Na verdade o manuseio artesanal do capim dourado começou a mais de 100 anos, como herança indígena no povoado de Mumbuca.

A arte iniciada no lugarejo onde hoje vivem cerca de 54 famílias que influenciou a produção das peças de capim dourado em outros municípios e localidades como na comunidade do Prata no município de São Felix do Tocantins.

Hoje no Jalapão o design das peças de capim dourado, bolsas, cestos, cintos incorporam a seda feita a partir do talo do buriti, não só na costura, mas também como parte da peça.

Nessas comunidades os trabalhos são divididos, mulheres na arte da criação, homens na colheita do capim dourado.

Todos os artesãos da região tem no Mumbuca além do referencial de produção de fino acabamento nas peças de capim dourado e o reconhecimento em Dª Miúda, a artesã mais conhecida do Jalapão.

Precursora da arte rara do capim dourado influencia de muitas gerações. A Dª Miúda foi uma pessoa que dedicou muito e, sempre ensinou aos artesãos que fizessem a costura fina, molho fino e sempre bem feito era a sua recomendação. Com o nome de Guilhermina Ribeiro da Silva, carinhosamente apelidada ainda jovem por Miúda.

Capim Dourado É Do Jalapão

capim dourado cestos

Mostrou disposição na criação das peças artesanais e comandava com pulso firme a comunidade em que vivia, pois já é falecida.

Nada no povoado era feito sem o consentimento e aprovação da matriarca de Mumbuca, mulher que inspirava respeito até no sorriso.

Quem enraizou a história do Mumbuca desbravando com a família os isolamentos, cultural e humano do lugarejo em quase um século de vida.

A região era povoada pelos índios, um cerrado virgem. Capim dourado que é nativo que não é semeado, colhido apenas uma vez no ano, no mês de setembro.

Gostou? Deixe O Seu Comentário

O capim dourado é hoje fonte de estudo para algumas pesquisas botânicas, realizadas por órgãos ambientais do Brasil.

Estudos que viabilizam propostas de plano de manejo sustentável para exploração do capim dourado. Atualmente com a supervalorização do artesanato do capim no mercado nacional e internacional, os artesãos do Jalapão vem aumentando a própria produção.

Hoje já com o certificado de origem que foi criado. Com este certificado os resgastes da história da comunidade, da matéria prima e das técnicas de produção serão preservados bem como uma das maiores riquezas do Tocantins, sua cultura. Com o capim é possível confeccionar brincos, pulseiras, bolsas, sandálias, entre outras peças.

É fantástico tirar da terra um mato, um capim dourado que brilha e virar peças lindas que são comercializadas por vários lugares deste mundo.

No mês de setembro o dia 20 é considerado o início da colheita do capim dourado, envolvendo toda comunidade do povoado Mumbuca e outras regiões do Jalapão.

A colheita do capim é realizada por homens, mulheres e até crianças, chegando a montar acampamentos no local da colheita.

Capim Dourado Naturalmente Chic

capim dourado fruteiras

Este evento é muito importante para essas pessoas que sobrevivem do artesanato feito com capim, sendo a principal economia do Jalapão.

Com objetivo de preservar, o Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins criou uma norma que a data da colheita é a partir de 20 de setembro.

As normas foram estabelecidas desde 2007 e que cada família colha em média 30 quilos de capim dourado por temporada, indo ate o mês de novembro.

Existem regulamentações no estado do Tocantins que proíbem a saída do material “in natura” da região, somente em peças já produzidas pela comunidade local, visando assim a sustentabilidade ambiental, social, cultural e econômica do Jalapão.

A colheita do capim é realizada conforme a portaria de nº 362, de maio de 2007 e, mais algumas regras e cuidados a serem respeitados com o manejo sustentável.

O artesanato Capim dourado foi mostrado pela primeira vez a um grande público em 1993 na primeira FECOARTE (Feira de Folclore, Comidas Típicas e Artesanato do Estado do Tocantins) em Palmas Tocantins.

Atualmente, as peças já produzidas em capim podem ser encontradas em diversas shopping do BRASIL.

O Turismo No Tocantins para ser fechado com chave de ouro, você tem que ter em suas mãos uma peça feita do capim para sentir a emoção de ter um produto que Deus semeou para o ser humano colher.

Capim Dourado O Ouro Do Jalapão
Por Favor Avalie Esta Postagem

Gostou? Deixe O Seu Comentário Aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *