Cerrado Tocantins Turismo Ecológico

Nas suas grandes distâncias e no seu antigo isolamento, o cerrado esconde muitas facetas, precioso tesouro, mais nas ultimas décadas o cerrado vem sofrendo um intenso processo de desmatamento que poderá levar a extinção esse importante bioma no futuro bem próximo.

Neste artigo do Turismo No Tocantins vou ressaltar o valor estratégico do cerrado como fonte de água para o Brasil e as causas imediatas de sua destruição.

O coração do Brasil, tão longe do mar quanto das fronteiras. As terras do cerrado se estendem imensamente. Nas suas grandes distâncias e no seu antigo isolamento, o cerrado esconde muitas facetas e precioso tesouro.

fechado serras

Nas diferentes paisagens do cerrado vive uma grande diversidade animal e vegetal, assim como uma população que há séculos fez do cerrado a sua casa e o seu sustento.

Além de tudo isso é debaixo do solo aparentemente seco do cerrado que se esconde um enorme lençol aquífero, que alimenta três das maiores bacias hidrográfica sul americanas.

Toda essa riqueza, porém se encontra ameaçada, atualmente o cerrado vem sendo devastado como nenhum outro bioma brasileiro. Aos poucos o gado, a soja e a cana de açúcar vão tomando a paisagem do cerrado enquanto a sua vegetação tão rica arde no solo e nos fornos de carvão que se alastram como uma praga pelos campos antes intocados.

Existe uma preocupação com o avanço da fronteira agropecuária em direção as belezas de um dos melhores destinos turístico do estado do Tocantins e, por outro lado o Parque Estadual do Jalapão foi criado justamente para que essa degradação não viesse a se instalar.

Cerrado Maior Diversidade Do Planeta

Vegetação fechado

Quem viaja pelo Brasil central pelos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia e Tocantins, atravessa extensos chapadões cobertos por uma vegetação de arvores retorcida.

Nessas regiões predomina o cerrado a chamada savana brasileira. O cerrado é o segundo maior bioma brasileiro, estendendo-se por uma área de mais de dois bilhões de quilômetros quadrados e, abrangendo oito estados brasileiros.

Graças as suas grandes variações de relevo e a sua posição central no território brasileiro em contato com outros biomas; como Amazônia, Mata Atlântica e a Caatinga, o cerrado se caracteriza por ser a região de savana com maior biodiversidade do planeta.

Nessas terras de aparência as vezes agreste, não deixa de ser surpreendente descobrir a delicadeza da flora e a riqueza da fauna que abriga uma variedade incrível de aves; como gaviões, araras e ainda mamíferos como a capivara, o lobo guará e o veado campeiro.

É a mais diversa flora do planeta, isso significa que existem centenas de arvores frutíferas, de arvores com potencial medicinal, um banco biogenético, a maior biodiversidade do planeta. Próxima aos brejos, as palmeiras conhecidas como buriti marcam e protegem as nascentes de água, formando um verdadeiro berçário para muitas espécies que vivem na região, são as veredas sempre verdes e férteis.

As veredas são uma espécie de maternidade da fauna do cerrado, grande quantidade de espécies tem a sua cria nesse ambiente úmido das veredas e, essa fauna é responsável pela dispersão da maioria das plantas do cerrado.

 Cerrado O Buriti e As Veredas

cerrado buriti

Porém não é apenas a riqueza da vida que se esconde na paisagem, às vezes deslumbrante, às vezes agressiva do cerrado, o maior tesouro desse bioma está fora do alcance da vista.

Os solos do cerrado são muito antigos, pobres quimicamente e profundos, mais as arvores e arbustos estão bem adaptados e lançam longas raízes que vão buscar água no lençol subterrâneo, a maior parte da biomassa do cerrado não está na superfície e sim abaixo da superfície da terra.

No cerrado a maior parte da água também não está na superfície, mais acumulada no subsolo em lenções freáticos que são fundamentais para sobrevivência dos muitos rios da região inclusive de outras áreas do Brasil .

O cerrado é a cumeeira da América do sul, ou seja, ele distribui água para todas as grandes bacias do continente, todos os grandes rios que compõe as bacias do continente sul americano, ou nascem ou tem as suas nascentes nos seus grandes alimentadores situados na região do cerrado.

Três das maiores bacias hidrográficas sul-americanas; a do rio da Prata ou rio Paraná Paraguai, a do Tocantins Araguaia e do rio São Francisco dependem diretamente das águas que nascem no cerrado.

Como a cumeeira de uma casa que divide as águas da chuva fazendo-a correr pelos lados, o cerrado brasileiro distribui as águas a norte, a sul, a leste e a oeste, garantindo a sobrevivência dos rios e contribuindo com o ciclo da água.

Cerrado Fonte De Águas Cristalinas

fonte fechado

No Jalapão encontramos os lenções, onde as águas afloram em forma de olhos d’agua, o fervedouro é um desses fenômenos da natureza, ou então de lagoas como as das serras gerais do Tocantins.

Extremamente variadas e adaptadas as condições físicas e climáticas do Brasil central a flora e a fauna do cerrado são, no entanto extremamente frágeis.

O cerrado é um tipo de ambiente que teve uma história evolutiva bastante singular. O cerrado é diferente da floresta Amazônica, da Mata Atlântica e da Caatinga, porque esse tipo de ambiente que atingiu o seu clímax evolutivo, uma vez degradado ele não se recupera jamais na plenitude da sua biodiversidade.

Depois de milhares e milhares de anos de evolução toda essa vida tem se mostrado extremamente suscetível a ocupação humana que em poucos anos tem modificado de forma violenta a paisagem do cerrado.

Em se tratando de cerrado os novos vetores de destruição, ameaçam não apenas um dos ecossistemas mais ricos e delicados do planeta como põe em risco outras regiões do país que dependem direta ou indiretamente da saúde desse imenso bioma no coração do Brasil.

No dia mundial da água o nosso cerrado não deve ser esquecido, pois ele é uma verdadeira esponja onde a água penetra e alcança o lençol freático e dará origem a várias fontes de água gerando vida nas proximidades dos rios e lagos.

Um grande viva para as águas deste estado e, ao fazer um turismo no Tocantins você irá deparar com ela por todos os lados.  #turismonotocantins

7 Dicas De Como Acumular Milhas Aéreas

Livro Digital Grátis

Deixe Aqui!