Dianópolis Tocantins

A centenária Dianópolis Tocantins no sudeste do estado do Tocantins, foi fundada em 26 de agosto de 1884.

Possui uma população de 20.870 habitantes de acordo com a estimativa do IBGE para este ano, numa área de 3.229,9 km² a uma altitude de 693 metros, apresenta singularidade quanto ao clima, frio para os parâmetros do estado do Tocantins, tropical úmido com moderação hídrica a uma temperatura média de 26º C, o que a torna agradável durante a maior parte do ano. 

Dianópolis está localizada na porção mesorregião oriental do Tocantins, limita-se ao norte com Rio da Conceição e Bahia, ao sul com Taipas e Conceição do Tocantins, a leste com Novo Jardim e Bahia e a oeste com Porto Alegre do Tocantins e Almas. Dianópolis fica a 350 km da capital tocantinense Palmas e 750 km da capital federal.

dianópolis tocantins lago

Dianópolis caminha para se consolidar como polo geoeconômico, graças ao fomento dado a agricultura e pecuária base do principal setor econômico.

O turismo na região é dotado de fantásticas formas esculpidas pela natureza, ora por terra ora por agua, assim Dianópolis oferece roteiros de aventura, místicos, religioso e cultural, a gosto das opções eco turística.

Dianópolis tem cachoeiras, inúmeras quedas d’água, piscinas naturais, imensos paredões rochosos de calcário, um impressionante patrimônio espeleológico.

Dianópolis Ação Da Natureza

dianopolis tocantins lagoO estado do Tocantins tem o dom de surpreender a cada quilometro rodado e se revelando por trás de cada trevo em cada cidade.  Um exemplo é Dianópolis. Que foi cenário do romance o Tronco, do escritor goiano Bernardo Élis que inspirou o filme do mesmo nome, dirigido por João Batista de Andrade, a história baseada em fato real acontecido em 1919, narra o confronto da polícia com os coronéis da região, um verdadeiro massacre que tirou a vida de vários inocentes. Quem visita Dianópolis Tocantins tem a chance de conhecer as belezas da região como a Serra Geral, que serve de divisa entre Tocantins e Bahia.

Com 1000 metros de altitude a serra revela cenários surpreendentes, como o vale que é chamado de Garganta. Exóticas formações rochosas deixam o lugar com aspecto de canyon.

Outra atração na região é a cachoeira da luz formada pelo rio Alvim, aqui o turista tem a sensação de ser o dono exclusivo do paraíso, com direito a lavar o corpo e a alma.

Em Dianópolis você vai conhecer o vale encantado, que fica na divisa do estado do Tocantins com a Bahia. Após chegar ao local tem que seguir a pé, no início é sem obstáculos mais aos poucos a mata vai ficando cada vez mais fechada e, passando por nascente e córregos.

Dianópolis Cachoeiras e Caverna

dianopolis tocantins Em um trecho a água desaparece misteriosamente debaixo da rocha e, neste lugar tem várias grutas.

Em Dianópolis Tocantins a Sociedade Brasileira de Espeleologia fez um levantamento onde catalogou mais de 40 grutas no Vale Encantado.

Para chegar até a cachoeira da Ré uma grande parte do percurso deve ser feito no leito do córrego do açude, a água refresca mais é por pouco tempo.

No caminho tem que se passar por obstáculos naturais onde se encontra as diferentes formas da fauna e da flora e, incrivelmente se consegue tirar sons das arvores.

Após uma boa caminhada se chega a um lugar chamado portal, que é uma rocha que ao longo do tempo foi esculpida, moldada pelas águas, o local é fascinante.

Em Dianópolis Tocantins mais precisamente no Vale Encantado, que é um lugar para admirar a arte formada pela mãe natureza, são muitos detalhes, um belo lugar.


Neste passeio ao passar pelo portal você vai ficar mais próximo à cachoeira da Ré, a mistura de cores da um toque mágico ao ambiente.

A cachoeira da Ré traz uma curiosidade, é que a água cai e volta para debaixo da própria cachoeira e entra por debaixo das pedras e só vai reaparecer em outro ponto, por detrás da queda existe uma gruta, que foi descoberta por acaso, o local é fascinante.

 Rafting Em Dianópolis

dianopolis tocantinsVocê terá um dia de muita aventura, descobertas, e um belo contato com a natureza, para quem busca aventura e beleza naturais Dianópolis no Tocantins é um prato cheio de encantos.

Se você pegar a TO 476 sentido a cidade Rio da Conceição irá encontrar belas paisagens com cachoeiras e rios, com um visual incrível do cerrado.

Dianópolis Tocantins lhe proporciona vários desafios do rafting com início na cachoeira do cavalo queimado, formada pelo rio Manoel Alves, na região existe três rios onde você pode praticar o rafting, que é um esporte radical.

Em Dianópolis Tocantins você vai encontrar a cachoeira da fumaça 1 e 2 que ficam próxima uma da outra, que encanta pelo belo visual, a cachoeira da fumaça 2 tem aproximadamente 15 metros de altura e o que impressiona além da beleza é o som produzido pela queda d’água, que é cristalina.

A cachoeira da fumaça 1 tem esse nome por causa do spray formado pela queda d’água, a quantidade de água que se desloca em segundos, faz com que o spray suba a uma altura maior que a da própria cachoeira que é de 50 metros. Quando fizer um turismo no Tocantins conheça as belezas deste lugar e com certeza você nunca mais esquecerá da cidade de Dianópolis.

Gostou? Deixe O Seu Comentário Aqui!

7 Dicas De Como Acumular Milhas Aéreas

Livro Digital Grátis

2 Comentários

  1. Darcilea guizelinicar

    que lindo adorei

    • Que ótimo. Mande dicas da sua região que postarei aqui. Um grande abraço Darcilea guizelinicar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *