Tocantins uma História

turismo no tocantins historia do tocantins

Teotônio Segurado

Aqui você vai conhecer a História do Tocantins um ideal que prevaleceu. Essa terra é nossa, vendo hoje esse sonho materializado é preciso saber da luta de incansáveis idealistas. Vendo hoje esse sonho cristalizado é preciso não esquecer do sacrifício, a persistência, suor derramado. Em 1765, o desembargador Antônio José de Araújo e Souza pede a corte a separação do norte da capitania de Goiás.

Tocantins essa bela história, é uma história escrita com garra, ousadia e emoção, Tocantins essa bela história, é uma história da vitória, da fé sobre a descrença, é a trajetória de uma história que nos orgulha e nos encanta. Luís da Cunha administrador de Goiás, propõe em 1783 a criação da comarca de São João Das Duas Barras.

Tocantins essa bela história, é uma história nascida do descaso e do abandono, uma história do sonho libertário é o norte livre do jugo do sul e da coroa portuguesa, é o horizonte como destino de uma gente ávida pela construção, é uma história desenhada nos contornos do coração. 18 de março de 1809, a criação nesta data da comarca de São João Das Duas Barras pelo imperador Dom João VI, é o primeiro ato concreto para autonomia do norte da província de Goiás.

A instalação da vila capital em São João da Palma, hoje Paranã.

Tocantins Localização

turismo no tocantins

Centro do Brasil

Em 26 de fevereiro 1815 por sugestão do desembargador Joaquim Teotônio Segurado, centraliza a administração da comarca e facilita a luta pela divisão, 18 de março representa o dia da autonomia Tocantinense. Tocantins essa bela história, é uma história alinhavada sob o sol do céu Brasil, história do sonho libertário, é o norte separado do sul e da diferença da realeza, é a galáxia como limite de um povo pronto para missão, é uma história traçada na geografia da união

Em 14 de setembro 1821, o desembargador Joaquim Teotônio Segurado assume a presidência da província da Palma e no dia seguinte é lido um manifesto ao povo Nortense “É tempo de sacudir o jugo de um governo despótico, todas as províncias do Brasil nos tem dado esse exemplo, sejamos livre e tenhamos segurança pessoal, unamo-nos e principiamos  a gozar as vantagens que nos promete a constituição.” Teotônio  vai ser constituinte em Lisboa e o coronel Bio Pinto de Cerqueira assume a presidência da província até a sua extinção em 23 de junho de 1823. Dissolve-se a província da Palma, mais o ideal de independência mantem-se vivo.

Tocantins – Palacinho

turismo no tocantins

Palacinho

Tocantins essa bela história, é uma história edificada com paciência, firmeza e determinação. Tocantins essa bela história, é uma história da vitória, do progresso sobre a miséria, é a trajetória de uma história que nos alegra e nos ilumina.

Depois de várias tentativas fracassadas na assembleia imperial, no século 19, nas décadas de 30 e 40 do século passado o Brigadeiro Lysias Rodrigues, foi um grande entusiasta e defensor da emancipação política do Tocantins, sendo ele o principal líder do moderno movimento que culminou na elevação política do estado. (pt.wikipedia.org), propõe a Getúlio Vargas a criação do território do Tocantins.

A luta vai de Miracema, com Oscar Sardinha na liderança para Porto Nacional, onde o Juiz Feliciano Machado Braga assume a bandeira do Estado do Tocantins, tendo ao seu lado Osvaldo Aires e Fabrício Cesar Freitas, chegando até com Trajano Coelho, Amadurecida cada vez mais a criação do Estado do Tocantins.

Vendo hoje esse Estado criado, é preciso saber do empenho de homens e mulheres. Vendo hoje esse chão produzindo, é preciso não esquecer as perdas, as lágrimas, os passos trilhados. Vendo hoje esse sonho sacramentado, é preciso saber da luta de incansáveis idealistas.

Tocantins – Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues

turismo no tocantinsVendo hoje esse sonho realizado, é preciso não esquecer as dores, a insistência o corpo machucado. Primeiro de fevereiro 1966 o cearense José Wilson Siqueira Campos, assume a cadeira de vereador em Colinas e, com ela o compromisso de lutar pela criação do Estado do Tocantins.

Foi eleito quatro vezes deputado federal sempre empunhando a Bandeira da redivisão territorial do Brasil e, com ela a criação do Estado do Tocantins, Siqueira Campos não poupou esforços até conseguir o seu objetivo, Finalmente no dia 05 de outubro de 1988 na promulgação da nova constituição brasileira, estava criado o Estado do Tocantins.

No dia primeiro de janeiro de 1989, o fundador do Tocantins Siqueira Campos assume o Governo do Estado. Não mais a miragem de um sonho, Tocantins essa bela história, é uma nova estrela na constelação Brasil.

Tocantins essa bela história é criança espalhando alegria, é esperança mostrando presente de um futuro bom que chegou, é confiança que nos faz crer, o porto seguro Tocantins.

Em 05 de outubro de 2001 foi inaugurado o Aeroporto de Palmas Brigadeiro Lysias Rodrigues, coincidindo com a data do 13º aniversário do Estado do Tocantins, foi batizado com o nome de Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues em homenagem à memória do heróico e defensor da emancipação política do Tocantins.

Venha conhecer este Estado e observar as belezas que aqui tem, faça um turismo no Tocantins e traga os seus amigos para conhecer este lugar.                                                                  #turismonotocantins