Jalapão Tocantins e Roteiros

Jalapão Tocantins com dunas de areias douradas com até 40 metros de altura, cachoeiras, rios de águas cristalinas, lagoas, grandes chapadas de formações rochosas de cores diversas, estão entre os encantos do Jalapão Tocantins.

O maior dos seus atrativos o Parque Estadual do Jalapão é cenário perfeito para o turismo de aventura, para prática dos esportes radicais ou para caminhar nas trilhas. 

O parque estadual do Jalapão é uma unidade de proteção integral, onde se recebe os ecoturistas. O parque está aberto à visitação, mais tem regras para visitação, porque é um lugar onde se preserva o meio ambiente e, têm espécies ameaçadas de extinção, mais tem belos lugares para você visitar.

jalapão tocantins

O que se pede é que os visitantes e os ecoturistas vão até o centro de atendimento ao turista que se localiza em Mateiros o portal do Jalapão Tocantins, para poder receber todas as instruções.

Em Mateiros a erosão causada pela ação do vento e da chuva deu origem a paisagens de rara beleza, como as formações rochosas da Serra do Gorgulho que lembra uma cidade de pedra e, as dunas douradas ricas em óxido de ferro resistente na Serra do Espírito Santo, senários que são a porta de entrada para os encantos do Jalapão Tocantins.

O turismo de aventura começa pelo parque estadual do Jalapão, onde a temperatura média é de 30º C, a diversão é literalmente dentro d’água a bordo de botes infláveis que fazem do rio Novo o melhor local do Brasil para prática do rafting.

Jalapão Tocantins Visão Sustentável

jalapão tocantinsSão mais de 45 km de corredeiras, cachoeiras e praias de areia branquinha; para o descanso, para as refeições durante a trilha e para pouso a noite em roteiros que podem durar até 07 dias.

O rafting no rio Novo além de ter corredeiras de nível lll e lV, que são excelentes para prática do esporte, mais do que isso, o fato da natureza que está ao redor e principalmente a característica do rio.

Um rio de água potável, todos estes elementos juntos é que fazem o rafting no rio Novo ser especial e ser único no Brasil.

O que mais vai te impressiona, é estar muitos quilômetros da energia elétrica mais próxima, no meio de um acampamento selvagem, no meio de uma reserva maravilhosa, com várias espécies ainda ameaçadas de extinção e, fazer uma refeição maravilhosa e ter a certeza de não estar gerando nenhum impacto no ambiente.

Tudo que se leva para o Jalapão Tocantins você tem a obrigação de recolher e retornar, essa é uma visão sustentável e de responsabilidade ambiental.

A cachoeira da Velha é o maior brinde da natureza aos turistas do Jalapão Tocantins, são duas quedas d’água em formato de ferradura com 100 metros de largura, vizinhas a uma prainha de água mansa, perto da cascata do rio Formiga forma uma piscina natural, perfeita para um mergulho refrescante após a trilha que você percorreu.

A cachoeira da Formiga da uma sensação de como se chegasse em um oásis, você está andando no cerrado com sol, poeira da estrada e ao se deparar com aquele visual muito bonito, com uma bela piscina, com uma queda d’água que lhe fará refrescar.

Jalapão Tocantins Com Água Cristalina

jalapão tocantins mergulhoA água é completamente transparente, com pouca profundidade dando para enxergar o fundo e os peixes, com uma vegetação ao redor que encantará você, realmente o Jalapão é um lugar especial no Brasil. A emoção de chegar na cachoeira da Velha é algo indescritível que você e os seus amigos deveriam ter essa oportunidade, porque estar em uma das cachoeiras mais bonitas e ver a água por dentro, é algo que se for descrito, ninguém vai acreditar, você tem que realmente visitar e sentir a emoção ao vivo.

Em São Félix do Tocantins as corredeiras do rio Sono e o fervedouro do Alecrim são recantos de tranquilidade para o turista.

No fervedouro do Alecrim a surpresa vem do fundo do rio, borbulhante a água não deixa ninguém afundar, o espetáculo é gerado pela força da corrente subterrânea. Quando eu falo para você que não vai afundar, não dá para imaginar como funciona, é uma experiência única.

Você entra, a água é muito cristalina e areia branquinha, ficando em movimento em volta das pernas, parece que você está afundada na areia, mais na realidade a areia esta flutuando ao lado do seu corpo e, o impressionante é que se você pular e tentar afundar você não consegue, é muito lindo e maravilhoso, ainda para completar o passeio deste dia tem um rio lindo que você tira toda areia do corpo e se refresca. 

Jalapão Tocantins com Preservação e Conservação

jalapão tocantins fervedouroO fervedouro não tem esse nome porque a água ferve e, sim porque é uma ressurgência, ou seja, uma nascente de água onde a pressão da água que sai é mais forte do que a pressão exercida pelo seu corpo que está na água, por isso que a pessoa flutua.

Com relação ao artesanato do Jalapão Tocantins, é feito a partir de uma planta exclusiva do Tocantins. O capim dourado, fibra que brota na região, é matéria prima para bolsas, cestos, chapéus, bandejas, verdadeiras joias criadas pelas mãos dos moradores de Mateiros,

São Félix do Tocantins e da comunidade quilombola de Mumbuca, uma das pioneiras do uso sustentável do capim dourado.

O capim dourado levou para o povoado de Mumbuca uma riqueza cultural imensa, onde apresenta para os turistas o produto do seu trabalho, é impossível alguém deixar de ficar impressionado com a beleza do artesanato.

O morro da catedral em São Félix do Tocantins é uma formação de arenito que lembra um templo, esculpido pelo vento e pela chuva.

O Portal Turismo no Tocantins incentiva o desenvolvimento por meio da preservação, porque sabemos que o turismo consciente de hoje é o futuro sustentável de amanhã.

Faço um convite a você, faça um rafting nas corredeiras do rio Novo, uma corredeira de águas potáveis e muito legal de se descer, o importante nesta aventura é que se tenha o espírito de equipe e de aventura.

O Jalapão Tocantins é um lugar que tem a natureza quase intocável, pelo menos na maior parte da sua extensão, é muito bonita e além de tudo é um lugar onde você se remete ao passado, você tem todo aquele Brasil que os descobridores da história chegaram e deparou com a natureza em estado puro e lindo, esse é o Jalapão Tocantins que trabalhamos para conserva-lo.

Gostou? Deixe O Seu Comentário Aqui!

7 Dicas De Como Acumular Milhas Aéreas

Livro Digital Grátis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *