Jalapão Turismo No Tocantins

Jalapão Turismo No Tocantins um dos melhores destinos do estado. O Jalapão é considerado o deserto do cerrado. O Parque Estadual do Jalapão está inserido em uma das regiões de mais rica biodiversidade do mundo e, tem atraído muitos pesquisadores para conhecer os recursos.

Para dar maior proteção para a flora e a fauna do local, foi criado em 12 de janeiro de 2001, o Parque Estadual do Jalapão, ao todo são 159.000 hectares de bioma cerrado protegidos.

Esta unidade de conservação conta com um rico manancial, com destaque para os rios Novo, Sono e Formiga, são vários atrativos naturais, fervedouro, cachoeiras, como a da velha que tem em sua queda um grande volume de água.

jalapão turismo no tocantins cachoeira

Turismo No Tocantins, o tom esverdeado da um colorido especial a cachoeira da formiga. No Jalapão podem ser encontrados: raposas, lobos guará, pássaros de vários espécimes e outros atrativos como as dunas.

Um dos lugares mais visitados pelos turistas, que chegam em grande numero a procura do turismo ecológico. A região do Jalapão foi por muito tempo esquecida.

Em 1988, com a nova constituição brasileira o Estado de Goiás foi dividido e, o norte goiano passou a ser o Tocantins, começava uma grande mudança na região.

No Jalapão não se conseguia comprar muitas coisas, o sal o café e outros produtos eram adquiridos em Lizarda, Formosa e Dianópolis, tudo nas costas dos animais e, hoje os deslocamentos são com todo conforto.

Turismo No Tocantins, o Jalapão está localizado na região norte do Brasil, a leste do estado do Tocantins, é formado por caatinga e cerrado, com temperatura média anual de 30º C e a umidade do ar entre 24 e 29 por cento.

Jalapão Turismo No Tocantins O Verdadeiro Oásis do Cerrado

jalapão turismo no tocantins fervedouroO nome Jalapão é originário da planta de nome jalapa, hoje rara na região. Nos seus 34.000 quilômetros quadrados estão oito municípios; Ponte Alta do Tocantins, Lagoa, Santa Tereza, Novo Acordo, Rio Sono, onde tomei uma água muito boa em uma das minha viagens, Lizarda, São Félix e Mateiros. Mateiros o município que mais se destaca, possui os principais atrativos do Parque.

Turismo No Tocantins Jalapão, o lugar muito tranquilo de pessoas simples, com muitas histórias para contar.

O lugar chama Mateiros por que tinha muita caça com este nome, conhecido popularmente por veado mateiro. Mateiros hoje com  2.223 habitantes conforme IBGE, dados do ultimo censo demográfico, ocupa uma área de 5.900 quilômetros quadrados, aproximadamente a 340 Km de Palmas, capital do Tocantins, o acesso pode ser pela TO 255, passando por Ponte Alta do Tocantins ou pela TO 030, por São Félix.

Em Mateiros a estrutura é pouca, mais o bom de se estar num lugar como este é que ficamos encantados com a sabedoria e a simplicidade das pessoas, tem cada personagem.

Por ser uma área de proteção ambiental muito ampla e de difícil fiscalização, o parque estadual do Jalapão, vem sofrendo muitas agressões, os proprietários que possuem áreas com atrativos estão a cada dia sendo preparados para receber turistas.

Turismo No Tocantins jalapão, possui o terreno úmido e arenoso, seus lençóis freáticos estão muito próximos da superfície, o que facilita as erosões, carros traçados tem a tendência de andar pelo mesmo trecho e, quando o carro não é traçado, ele comumente muda de trilha, o que tem aumentado muito o processo erosivo nas estradas.

Jalapão e As Cachoeiras

jalapão turismo no tocantins cachoeira da velhaOutros problemas também foram detectados, só para se ter uma ideia, em 2003, mais de 70% do parque foi destruído pelas queimadas, com grande impacto sobre o meio ambiente, para evitar acidentes como esse medidas vem sendo tomadas para preservar a natureza.

O fervedouro é um dos principais atrativos da região do Jalapão, no passado sofreu vários danos, é recomendado aos turistas que entrem na água seis pessoas de cada vez.

No Jalapão, a água acumulada na região encontra os canais subterrâneos que facilitam o escoamento e, sai com grande pressão.

Essa pressão faz uma mistura de água com areia que tem uma densidade maior que o corpo humano, assim a pessoa que entra no local tende a flutuar, porque tem a densidade menor do que a da mistura, estes lugares devem ser conservados para não acabar.

O novo plano de manejo do parque também beneficiou um dos grandes patrimônios do Jalapão, o povoado de Mumbuca, no município de Mateiros.

Essa comunidade que resiste no local mais de 150 anos ficou fora dos limites do parque, uma antiga reivindicação de seus moradores que foi atendida pelo governo do estado e pesquisadores.

A comunidade de Mumbuca que vivia da agricultura de sub existência tem hoje no artesanato do capim dourado a sua maior fonte de renda, é produzido bolsas, pulseiras, chapéus e outras peças.

Jalapão é um dos destinos muito procurado e, o artesanato indígena, que começou a ser confeccionado na comunidade com a mãe de Dona Miúda, que foi a matriarca do povoado e, tem passado de geração a geração.

Morreu no dia 11 de novembro de 2010 no Hospital Geral de Palmas Guilhermina Ribeiro da Silva, com 82 anos, conhecida como Dona Miúda, a fundadora da Associação do Capim Dourado no Tocantins, o Jalapão e o Estado do Tocantins ficou de luto.

Jalapão Turismo No Tocantins e O Capim Dourado

jalapão turismo no tocantins capim douradoO capim dourado é uma planta nativa, uma sempre viva de cerrado, habita os campos úmidos nas áreas de nascentes, as veredas.

Turismo No Tocantins Jalapão, as nascentes que desaguam no rio Tocantins, São Francisco e rio Parnaíba. O manejo correto do capim dourado está ligado diretamente a conservação dos mananciais de água.

Com o sucesso do capim dourado começaram chegar os atravessadores que compram as peças por um valor muito baixo e vendem a preços exorbitantes para lojas de várias cidades do Brasil e até para o exterior, os atravessadores pressionam muito os artesãos, fazendo que alguns produza em grande escala inclusive usando o capim verde, pois quando se arranca ainda verde ele vem com o pé e, no próximo ano é um pé a menos para fazer o artesanato.

O artesanato de fato gera renda e muda a vida das pessoas, o povoado de Mumbuca de fato conseguiu alcançar o melhor na qualidade de vida com geração de renda que o artesanato tem propiciado as pessoas e, trazido também dignidade, porque está havendo um resgate cultural, um resgate de tradições.

Jalapão uma viagem inesquecível e, que se encontra a uma altitude entre 200 e 400 metros, o Jalapão é cercado por serras de arenito, que com o passar do tempo e, a ação do vento se desgasta transformando toda paisagem da região, estudos indicam que o Jalapão já foi fundo do mar a mais de 300 milhões de anos. Natureza exuberante, água em abundancia, um verdadeiro oásis no cerrado, assim o Jalapão pode ser definido. Para o jalapoeiro um lugar muito difícil para sobrevivência, mais a dura vida não impediu que o Jalapão também fosse um lugar de muitas alegrias.

#turismonotocantins

 

Jalapão Turismo No Tocantins
Por Favor Avalie Esta Postagem

Gostou? Deixe O Seu Comentário Aqui!

2 Comentários

  1. Quem disse que precisa-se sair do País para conhecer o Mundo, e se ver coisas bonitas, o Mundo já é aqui…kkkkkk

    • É uma grande verdade Minijak, temos muitos lugares neste país para ser explorado turisticamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *