Natividade Tocantins Hoje

 

Você irá se deslumbrar com, Natividade Tocantins Hoje e sempre. Vem comigo, você vai conhecer a história de uma cidade abençoada por Deus e bela por natureza, Natividade. Você vai ficar sabendo desde as suas origens até os dias de hoje. Natividade Tocantins a cidade mais antiga do Estado do Tocantins, mais para entender a história de Natividade, é importante conhecer uma etapa que vai desde antes da fixação do homem na região, a interiorização da pecuária brasileira.

Bem, tudo se deu no século XVII quando os processos de colonização das terras novas começaram. Natividade é uma cidade bastante idosa, se deu com as bandeiras que vieram na expansão da povoação da região através do ouro e da criação do gado bovino.

Na encosta da serra de São Luiz a vila se formou, a mão de obra escrava ergueu as casas e as igrejas da cidade. Mais um dia começa na cidade dourada, não só por ser iluminada pelo astro rei, mais também por ser rica em um dos metais, mais desejados da humanidade que é o ouro. Ha quem diga que pepitas de ouro brotavam da terra em dias de chuva.

O ouro foi o percursor da origem da fundação da cidade de Natividade Tocantins, primeiro eles situaram na orla da serra de nome São Luiz, que fica na região e, construíram casas de pedra, certamente era dos donos dos escravos ou então para os próprios escravos morar.

O processo de colonização aconteceu pela expansão da pecuária do médio São Francisco e, enquanto os paulistas se ocupavam com as bandeiras capturando os índios nos sertões, baianos e pernambucanos trabalhavam na pecuária para colonização do interior.

Natividade Tocantins Hoje  Igreja Colonial

Igreja Nossa Senhora da Natividade

No ano de 1709, Minas Gerais deixa de fazer parte da capitania de São Paulo e, se torna Minas dos Goyazes. Em busca do ouro, mais uma bandeira liderada por Bartolomeu Bueno da Silva o filho, parte para o interior. Os bandeirantes possuíam uma caravana de 500 pessoas, entre eles bandeirantes, religiosos, negros alforriados, escravos e índios.

Quando os negócios do gado começaram a chegar ao alto Tocantins, os jesuítas passaram adotar essa criação nas aldeias missionárias, abrindo novos caminhos para as terras novas. As novas terras começava na barra do rio Palma a serra do alto Tocantins, mais a história ainda continua, a descoberta de salitre nas margens do rio São Francisco apressou o caminho do gado rumo a Serra Geral que hoje são ponto de fronteira entre a Bahia e o Piauí.

Na terceira década do século XVIII, com a descoberta do ouro, é que foi assentada as primeira povoações. Quando veio a bandeira da Bahia passando por Dianópolis, antiga São José do Ouro, depois veio o São José do Duro, depois foi dado inúmeros nomes de Ana que mais tarde foi passado para Dianópolis.

A ideia de encontrar novas minas foi o que favoreceu a interiorização das bandeiras, os paulistas estavam ansiosos para encontrar ouro.

 Natividade Tocantins Arquitetura Colonial

Casarão Colonial Com Arquitetura PortuguesaFoi assim que a primeira bandeira se dirigiu para região das minas dos Goyazes, que era o território situado entre Minas Gerais e Mato Grosso, isso em 1722, comandada por Bartolomeu Bueno da Silva, o filho, foi assim que surgiu os primeiro arraiais; primeiro o arraial de Santana, depois Vila Boa e hoje cidade de Goiás. O ciclo do ouro no Brasil teve como paradigma a cidade de Goiás, Pirenópolis e Natividade Tocantins.

Em cidades assim como Natividade Tocantins, na época em território Goiano teve a sua história marcada pela mineração do ouro. As primeira expedições chegaram em Natividade no ano de 1734 e, o verdadeiro fundador da cidade desde quando ela começou, fica aqui uma ressalva que a maioria dos autores convergem para data de 1734 e o seu fundador foi Antônio Ferraz de Araújo, que era o sobrinho de Bartolomeu Bueno da Silva e era adotado pelo município.


Com o fim do ciclo do ouro Natividade Tocantins já estava consolidada, muitos casarios que abrigaram os desbravadores e autoridades da época ainda existem, outras não resistiram a ação do tempo.  Ao você andar pelas ruas de Natividade Tocantins tente imaginar quantas estórias rolavam pelas ruas e avenidas, porque natividade permaneceu como arraial durante quase 100 anos. Nesse período, Natividade serviu de residência do ouvidor da comarca, o Joaquim Teotônio Segurado.

Em 1833, finalmente foi elevada a categoria de Vila, Natividade permaneceu como Vila por mais de 60 anos e, em 12 de dezembro de 1896, Natividade conseguiu a sua autonomia de município. A cidade se modernizou, mais manteve as manifestações culturais como a festa do divino, que atrai milhares de fieis todos os anos. Pelo seu belo conjunto arquitetônico e suas ricas manifestações culturais e folclóricas, o governo de Goiás em parceria com o governo federal considera individualmente tombada  as três igrejas de Natividade.

Natividade Tocantins Hoje Ruas e Casas Tombadas

Rua Antiga de Natividade

Em 15 de junho de 1983 começa o tombamento a nível nacional. A necessidade de preservar o patrimônio histórico era inevitável. Uma coisa muito legal que acontece hoje na cidade, é o projeto Monumenta, que se baseia no conceito inovador de conjugar a recuperação com a preservação do patrimônio social com o desenvolvimento.

Natividade Tocantins participa desse projeto por ser uma cidade Patrimônio Histórico Nacional, esse programa visa principalmente a sustentabilidade, a preocupação é que a comunidade tome conta do seu patrimônio. O programa Monumenta mudou a cara de Natividade Tocantins e trouxe melhoria de qualidade de vida para população.


Natividade Tocantins é patrimônio nacional, significando uma importância para a história do Brasil ,que não apenas para os nativitanos. Natividade Tocantins segue o seu destino acompanhando o progresso a passos largos e conseguindo resgatar e preservar a identidade do município, a história da cidade se mantem viva e se reflete na decisão consciente dos moradores de preservar o patrimônio.

Natividade Tocantins, fundação em 01 de Junho de 1734 é um município brasileiro do estado do Tocantins. Localiza-se a uma latitude 11º42’35” sul e a uma longitude 47º43’24” oeste, estando a uma altitude de 323 metros.

Sua população estimada em 2010 é de 9 000 habitantes. Possui uma área de 3210,95 km². Distância até a capital Palmas, 218 km. As rodovias que dão acesso à cidade são a BR-010/TO-050 e a TO-280. IDH-M  0,673 médio PNUD/2013 4  (origem: Wikipédia)

#turismonotocantins

7 Dicas De Como Acumular Milhas Aéreas

Livro Digital Grátis

1 Comentário

  1. Pingback: Pontos Turísticos no Tocantins - Turismo No Tocantins

Deixe Aqui!