Palmas Com Mobilidade Urbana

Palmas, da início a um novo e moderno sistema de transporte publico para cidade, com energia limpa totalmente adaptado as necessidades e a realidade do palmense.

O objetivo deste artigo é levar até você informações de como provavelmente será o transporte público da cidade em um curto prazo de tempo. 

O BRT BUS RAPID TRANSIT, ou transporte rápido por ônibus é um sistema que proporciona mobilidade urbana, rápida, confortável e eficiente.

Se bem projetado o BRT revoluciona o transporte de passageiros e muda a cara da cidade. Em Palmas o BRT irá operar em faixas exclusivas para ônibus com segregação física que garanta fluidez na sua operação.

palmas eixo

A velocidade operacional tem que ser superior a 20 km por hora, deve contar com faixas de ultrapassagem nas estações para permitir que além do serviço parador, haja também um serviço expresso que não para em todas as estações, aumentando a capacidade do sistema e a velocidade média do corredor reduzindo tempos de viagem e custos operacionais.

Em Palmas nos cruzamentos que não poderem ser evitados por viadutos ou passagem subterrâneas, o BRT deve ter prioridade no semáforos que podem ser acionados pela chegado do ônibus.

Embora o custo de implantação seja maior que o de um sistema de ônibus comum, seu custo operacional é menor, pois o BRT de Palmas usará veículos de alta capacidade, articulados ou até bi articulados.

Assista Aqui Este Vídeo Do Projeto De Mobilidade Urbana De Palmas

Todos os veículos são monitorados por GPS em um centro de controle operacional para garantir confiabilidade e segurança na operação.

Palmas Sistema BRT – BUS RAPID TRANSIT

palmas estação

Outra diferença importante está nas estações do BRT, as de Palmas serão fechadas e iluminadas à noite, geralmente são colocadas no canteiro central do corredor, para operação de ônibus com portas do lado esquerdo, elas são projetadas para garantir máxima agilidade nas paradas.

Como a cobrança da passagem e a validação do bilhete que é feita já na entrada da estação o embarque pode ser feito por qualquer porta.

O embarque é rápido porque não há desnível entre o piso da estação e o do ônibus e para garantir a proximidade entre a plataforma e o veículo há uma guia para os pneus no chão ao longo da estação, permite reduzir o espaço entre o ônibus e a plataforma da estação sem os custosos acidentes de impacto do veículo contra a plataforma de embarque.

Como as plataformas das estações são fechadas por portas que só se abrem quando o veículo já parou, a outra guia que ajuda o condutor a posicionar o veículo no lugar certo de forma a coincidir as portas do veículo com as portas da plataforma da estação que se abrem após a parada do veículo, agiliza o embarque e o desembarque, da maior segurança aos passageiros na estação e evita invasões e perda de receitas.

Na cidade de Palmas muitas estações de BRT estarão ligadas a áreas de estacionamentos para automóveis e bicicletários facilitando a vida de ciclistas que podem vir pedalando até o corredor.

Outro fator que aumenta a capacidade dos benefícios de um sistema de BRT em Palmas é a possibilidade de se integrar linhas alimentadoras com as linhas troncais que percorrem o corredor de pistas exclusivas.

Palmas Com Moderno Transporte Público

palmas brtsAs linhas alimentadoras usam ônibus comuns ou micro ônibus com porta do lado direito para servir bairros e recolher passageiros nas ruas menores.

Esse sistema alimentador tem cobrança de passagem e validação de bilhetes dentro do veículo que possui catraca.

Num sistema BRT bem projetado a integração é facilitada, ocorrem estações especiais nas quais o passageiro do sistema alimentador pode se transferir para o sistema central onde circula o BRT.

Veja Aqui O Que É Um BRT, E Os Benefícios Que Trará Para Cidade De Palmas  

Se há um trecho com menor demanda entre dois segmentos de demanda superior pode se prever diferentes ofertas de transporte para cada trecho por meio de pontos de retorno ou retiradas de veículos evitando-se assim que rodem vazios com gastos desnecessários.

A integração pode ocorrer em qualquer estação sem dificuldade para o usuário. Com tantas vantagens, a presença de um sistema BRT valoriza a região atendida, com tecnologia avançada e frota menor, o BRT é silencioso e praticamente não polui o ar.

Na cidade moderna de Palmas onde antes havia uma via poluída com inúmeros ônibus lotados e presos por congestionamentos passa a existir um sistema moderno que dá vazão a autos fluxos de passageiros com menores índices de poluição do ar, menos ruído, belas estações e muita funcionalidade.

Várias cidades que implantaram o sistema de BRT aproveitaram a oportunidade para promover uma transformação urbanística de áreas degradadas.

Equipes compostas por especialistas de diversas áreas podem repensar o espaço urbano para o melhor aproveitamento do entorno dos corredores de um sistema de BRT.

Palmas Com Mesmo Sistema De Curitiba

palmas curitiba

Se o corredor for planejado a partir de dados confiáveis de demanda, ele apresentará altas velocidades comerciais levando a necessidade de uma frota bem menor que num sistema convencional, reduzindo a quilometragem rodada, os custos operacionais, de garagem e todas as instalações de pessoal de administração e assim por diante, por isso o retorno é certo.

Com custos operacionais menores para o operador, o BRT depende de investimento públicos ou de uma parceria publico privada na implantação das vias exclusivas, estações e o centro operacional de controle, porem esses investimentos são aproximadamente 20 vezes menores que os investimentos para instalar linha de metro por exemplo.

Mesmo sendo um sistema rápido de transporte rápido de massa com qualidade, o sistema BRT precisa ter um marketing forte para ter sua própria identidade. BRT não é apenas outro serviço de ônibus, comunicar isso ao público não é fácil.

Com tantas vantagens em relação ao sistema convencional de ônibus em tráfico misto pode se afirmar que é inexorável a multiplicação de sistemas BRT no Brasil e no mundo como já vem acontecendo, melhor para os usuários e operadores, melhor para o governo, para cidade e para o meio ambiente.

O sistema BRT é rapidez e qualidade no transporte de massa na cidade de Palmas. O transporte público de Palmas já é uma realidade, e dará ao Turismo No Tocantins uma visão de outro mundo com qualidade nos deslocamentos dentro do plano diretor.

Palmas Com Mobilidade Urbana
Por Favor Avalie Esta Postagem

Gostou? Deixe O Seu Comentário Aqui!