Palmas Melhores Pontos Turísticos

Palmas da gastronomia ao ecoturismo. Pensando em conhecer o norte do Brasil, mas quer fugir do roteiro amazônico? A capital do Tocantins é uma excelente opção! 

Cravada no centro do país em meio a uma paisagem de cerrado, Palmas é uma cidade muito jovem, foi inaugurada em 1989, com bastante potencial turístico.

É rica em belezas naturais variadas, que convidam a belos passeios. Mas, prepare-se para o calor.

Como acontece com a maioria das cidades do Norte e Nordeste do Brasil, tem um clima bastante quente, chegando a atingir marcas de 41ºC.

palmas centro capitalPalmas tem diversão para todos os gostos. Para os fãs da natureza, a região é repleta de trilhas com cachoeiras e praias de água doce que são um encanto.

A cidade também é famosa pelos seus parques e praças para caminhadas e atividades ao ar livre. E para quem curte festa, é bom se programar para um dos eventos que agitam a cidade, como a festa junina ou o festival gastronômico.

Selecionei aqui algumas sugestões para aproveitar o melhor de Palmas. Arrume as malas e deixe essa cidade maravilhosa te surpreender!

Palmas oferece muita coisa bacana pra quem busca lazer e tranquilidade. Uma das opções é certamente o Parque Cesamar.

Construído em torno de um belíssimo lago, conta com playground, pista de skate e patins e um quiosque para fazer aquele pit stop e beber uma água de coco geladinha. Com uma pista de 1,8km de extensão, é perfeito para caminhadas e corridas.

 Palmas Praça Dos Girassóis

palmas-palacio-araguaiaOutro ponto imperdível é a Praça dos Girassóis. Estamos falando da maior Praça da América Latina e segunda maior do mundo! Nesse marco, foi colocada a pedra fundamental da construção da cidade.

É também o local onde estão as secretarias dos três poderes do estado, além de diversos monumentos. O local é composto de vários monumentos que conta a história do povo, contudo, pouco arborizado. Por isso, aconselham-se visitas em horários em que o sol esteja mais baixo.

Aos domingos, uma boa pedida é visitar a Feira do Bosque (Bosque dos Pioneiros), que acontece semanalmente a partir das 17h. Além de encontrar comidas e artesanato típicos da região, o público pode assistir a espetáculos culturais. Os preços dos produtos também são bem convidativos.

Taquaruçu turismo ecológico e polo gastronômico. Taquaruçu é um distrito de Palmas, localizado a 30 km da capital. Tomada por um verde exuberante e cachoeiras imensas, a região é bastante propícia para trilhas e esportes radicais, como o rapel. A Cachoeira do Roncador, com seus 70 metros de queda e águas geladíssimas, é o ponto alto do distrito no quesito adrenalina. Para acessá-la, é necessário pagar uma taxa de 7 reais, destinada à manutenção do local.

Taquaruçu Cachoeira Do Roncador

palmas taquaruçu cachoeira roncadorMas se você está em busca de um passeio mais tranquilo, vai adorar a Cachoeira do Escorrega Macaco. Localizada na mesma trilha da Cachoeira do Roncador, apresenta uma paisagem de vegetação mais diversa, com samambaias e bambus. As águas formam uma incrível piscina natural de 1,5 de profundidade.

Além das maravilhas naturais, o distrito é conhecido pelo seu mais importante evento anual: o Festival Gastronômico de Taquaruçu.

No ano de 2014, comemorou a sua oitava edição com a presença do famoso chef Edu Guedes, que cozinhou ao vivo para o público.

A festa acontece em agosto e dura em média 4 dias, com competições culinárias e barraquinhas de comidas típicas. A animação fica por conta dos shows com artistas brasileiros renomados.

Palmas e o Arraiá da Capital Ainda pra quem curte festanças, a festa junina tocantinense é diversão garantida. O “Arraiá da Capital”, como é conhecida a comemoração, reúne uma média de 20 quadrilhas e 1500 dançarinos.

São grupos de altíssima qualidade, chegando mesmo a ter reconhecimento internacional. Prova disso foi o grupo Cafundó do Brejo que, após vencer a competição do Arraiá em 2013, participou de um evento na Colômbia representando o Brasil.

A festa, muito bem produzida, dura quatro dias e é regada a danças e comidas típicas. O evento é certamente um enorme expoente da cultura e tradição brasileira.

Yes, nós temos praias!

palmas praia da graciosaA distância geográfica da costa não impede Palmas de ter suas praias. No lugar do mar, Tocantins tem o Grande Lago. Pertencente à usina Luís Eduardo Magalhães possui uma área de 630 km² e abrange 7 municípios.

Em Palmas, o Lago forma 3 praias de água doce, amplamente visitadas por turistas e nativos: a Graciosa, a da Prata e a das Arnos.

A praia mais famosa é, sem dúvida, a Graciosa. É bastante ampla com 520 metros de orla e, conta como uma excelente infraestrutura, que permite até mesmo a realização de eventos culturais. O pôr-do-sol vista da Graciosa é o mais bonito da região.

A partir da Praia Graciosa, é possível pegar uma voadeira (barcos de transporte de passageiros) por 20 reais e visitar a Ilha da Canela.

São apenas 10 minutos de travessia, que valem muito a pena: a pequena ilha tem águas límpidas e tranquilas e ótimos quiosques que oferecem o famoso tucunaré frito.

Pelo fato de ter uma faixa de água bem rasinha, é a praia mais indicada para se levar crianças. Como é bastante disputada, vale a pena chegar cedo para garantir um bom lugar.

O turismo no Tocantins é repleto de atrativos que engloba todas as modalidades dentro das regiões turísticas do estado.

Não importa o tipo de turismo, Palmas que fica na região turística de serras e lago não vai decepcionar. Aproveite as dicas e divirta-se!

Gostou? Deixe O Seu Comentário Aqui!

7 Dicas De Como Acumular Milhas Aéreas

Livro Digital Grátis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *