Palmas Tocantins Jogos Indígenas

A cidade de Palmas Tocantins, está cuidando de todos os preparativos para sediar o l jogos mundiais dos povos indígenas, com data para o inicio dos jogos no dia 15 de setembro e encerramento no dia 27.

Este evento irá presentear a Capital do estado do Tocantins no centro geodésico do Brasil. Na porta de entrada da Amazônia,

Palmas a ultima capital planejada e construída no século XX completou apenas 25 anos no mês de maio e, já esbanja personalidade. Já são 250 mil habitantes desfrutando de uma qualidade de vida invejável.

A característica mais marcante é a sua diversidade cultural. Em Palmas tem brasileiros de todos os cantos, de todas as raças.

Palmas Tocantins Sede Dos Jogos Mundiais Dos Povos Indígenas 2015

palmas tocantins palacioNa capital também estão estrangeiros e, bem pertinho, penas 60 km de distância está a cidade de Tocantínia moradia dos índios Xerente convivendo em plena harmonia com a metrópole que vai se desenhando.

Existe no estado do Tocantins uma população aproximada de 15.000 indígenas em terras demarcadas e com a cultura preservada.

São indígenas de sete etnias: Krahô, Krahô Canela, Karajá, Karajá Xambioá, Apinajé, Xerente e Javaé. Eles se distribuem em mais de 82 aldeias, em municípios de todas as regiões do Estado. (Fonte: FUNAI).

Os Karajá e o Javaé são povos das águas na maior ilha fluvial do mundo, a ilha do Bananal. Os Krahô com sua sabedoria com os alimentos e, sem um histórico de conflitos.

Na principal Praça de Palmas os grafismos de todas essas etnias estão gravados em pedra portuguesa confirmando o respeito e admiração dos palmenses com a cultura indígena.

Palmas Tocantins Turismo Ecológico

palmas tocantins indigenasPalmas Tocantins também foi sede de uma das primeiras edições dos jogos indígenas nacionais, no quadro abaixo apresento a ocorrência dos jogos já realizados, ajudando a consolidar o evento.

Este é o perfil da cidade que quer entrar para história como a cidade sede dos primeiros jogos mundiais dos povos indígenas.

A cidade de Palmas Tocantins elaborou um projeto ousado, com a pretensão de representar o Brasil em toda a sua grandeza e também deixar um legado para as futuras gerações.

A começar pela grande aldeia global para hospedagem e acomodação das 22 etnias brasileiras. Terá 22 ocas dispostas em circulo formando uma rosa dos ventos em trapiche, sobre as águas do grande lago de Palmas Tocantins.


Ao centro uma grande estrutura para convivência e integração. Todo complexo dos jogos está localizado no centro do plano diretor completo da cidade, aproveitando as margens do lago do ribeirão Taquaruçu.

Compreende também uma raia olímpica para natação e canoagem, uma grande arena ao ar livre para competições e celebrações, com capacidade para 5.000 pessoas.

O campo de basebol para as delegações estrangeiras, o refeitório com nutricionistas, uma oca digital com 50 computadores com acesso a internet de alta velocidade, centro de imprensa e espaço para administração.

Na mesma área serão aproveitados os equipamentos esportivos já instalados como o estádio Nilton Santos, com capacidade para 12.000 pessoas.

Como legado da copa do mundo e das olimpíadas, o centro de excelência em futebol e o centro de iniciação esportiva, já autorizados pelo governo federal que será concluído até junho deste ano.

O espaço destinado ao evento que receberá varias delegações do mundo é chamado de Vila Dos Jogos, conforme informação passada pela Secretaria Extraordinária Dos Jogos Mundiais Indígenas

 Palmas Tocantins Integração Dos Povos

palmas tocantins indio cocarComo reconhecimento da capital pela sua escolha Palmas Tocantins já projetou, e busca recursos para implantar o museu do índio, aproveitando a parte inferior da ponte de concreto na área dos jogos.

A proximidade da área de competição e da aldeia permite o deslocamento dos barcos movidos por energia elétrica.

Além de uma completa infraestrutura esportiva um arrojado plano de comunicação e eventos paralelos, que prevê Shows de nível nacional e internacional,

Palmas Tocantins também oferece toda comodidade para visitantes e equipe de organizadores. A mobilidade urbana esta ganhando um moderno sistema de transporte na modalidade BRT (Conheça o Bus Rapid Transit), cuja primeira fase já estará implantada.

Em Palmas Tocantins está também com uma ampla rede hoteleira com mais de 5.000 leitos. Redes eficientes de transmissão de dados e um moderno aeroporto de porte internacional, com voos diários para todas capitais do Brasil, permitindo a rápida conexão com o mundo inteiro.

O mais importante, o total apoio popular da sociedade civil organizada e o poder publico em todos os níveis. Uma excelente oportunidade para cidade celebrar o ano do seu 26º aniversário e se afirmar como a capital da diversidade cultural do portal da Amazônia.

Além das etnias do Brasil participarão outros 30 povos dos seguintes países: Canadá, EUA, México, Guatemala, Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Colômbia, Venezuela, Equador, Peru, Bolívia, Chile, Argentina, Paraguai, Guiana Francesa, Noruega, Rússia, Austrália, Japão, China e Filipinas.

Cada país e etnia brasileira poderão inscrever para o evento, até 50 participantes, num total de 2.200 indígenas que serão os participantes neste evento.

Em Palmas Tocantins a programação será de 13 dias, sendo que nos primeiros três dias do evento serão destinados a todas as etnias brasileiras e estrangeiras, que participarão de uma excursão pelos pontos turísticos de Palmas Tocantins, como forma de ambientação, socialização e integração dos participantes do evento com a comunidade da cidade.

As modalidades dos jogos mundiais indígenas que será realizada em Palmas Tocantins, contará com: Tiro com arco e flecha, o arremesso de lança, o cabo de força, a corrida de velocidade rústica – 100 m, a canoagem rústica tradicional, a corrida de tora, as lutas corporais, o xikunahati, o futebol de campo, o atletismo, a natação (travessia).

Com certeza esse evento fará com que haja um enriquecimento dos povos indígenas e dos povos não indígenas. Os jogos dos povos indígenas é um evento de competição esportiva, que teve a iniciativa do líder indígena Marcos Terena.

Este evento foi criado em 1996 com objetivo de promover o encontro e o intercambio esportivo cultural entre os diferentes povos indígenas.

No dia 19 de outubro de 1996, foi aberto o l Jogos dos Povos Indígenas, em Goiana. Os jogos dos povos indígenas foram realizados conforme a tabela abaixo, com a presença de várias etnias.

Ano                             Período                                 Localização
1996                           08-20 outubro                        Goiânia, Goiás
1999                           14-20 outubro                        Guaíra, Paraná
2000                           15-21 outubro                        Marabá, Pará
2001                           outubro                                  Campo Grande, Mato Grosso do Sul.
2002                           14-21 setembro                     Marapanim, Pará
2003                           01-08 novembro                    Palmas, Tocantins
2004                           20-27 novembro                    Porto Seguro, Bahia.
2005                           15-26 novembro                    Praia de Iracema, Fortaleza, Ceará.
2006                           19-29 novembro                    Altamira, Pará
2007                           24/11-01 dez                         Olinda, Pernambuco
2009                           31/10-07 novembro               Paragominas, Pará
2011                           08-15 outubro                        Porto Nacional, Tocantins.
2013                           10-18 outubro                        Cuiabá, Mato Grosso.
2014                           04-10 setembro                     Marapanim, Pará

Esteja atento para participar, seja presencial ou via internet e, compartilhando com os seus filhos por se tratar de um exemplo de competição onde não existe o primeiro lugar e nem medalhas.

Vamos conferir tudo isso no dia 18 de setembro deste ano. Com certeza outros artigos ainda serão postados neste portal Turismo No Tocantins, com várias dicas sobre o evento.
Se Você Gostou, Deixe O Seu Comentário!

Gostou? Deixe O Seu Comentário Aqui!

7 Dicas De Como Acumular Milhas Aéreas

Livro Digital Grátis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *