Palmas Uma Capital Planejada

De um descampado no meio do cerrado, nasceu Palmas a última Capital planejada do século passado. 

Naquela época o deputado Siqueira Campos, relator da Subcomissão dos Estados da Assembleia Nacional Constituinte, redige e entrega ao presidente da Assembleia, deputado Ulisses Guimarães, a fusão de emendas, criando o Estado do Tocantins, que foi votada e aprovada no mesmo dia.

Pelo artigo 13 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição, em cinco de outubro de 1988, nascia o Estado do Tocantins, que fazia parte do estado de Goiás.

palmas planejada teotonio

A cidade Miracema do Norte, localizada na região central do Estado, foi escolhida provisoriamente para ser a capital.

O primeiro passo, para o planejamento da capital definitiva foi dado logo após a eleição do governador José Wilson Siqueira Campos, em 15 de novembro de 1988, que solicitou o levantamento para determinar a localização de uma cidade que lhe permitisse ser um polo de irradiação de ampliação econômico e social do Estado.

O governador Siqueira Campos, acompanhado dos arquitetos Luiz Fernando Cruvinel e Walfredo Antunes e algumas autoridades, sobrevoou a extensa área de cerrado e escolheu a área de instalação da Capital do Estado.

O resultado do estudo originou uma área localizada entre os municípios de Porto Nacional e Taquaruçu do Porto, localizada aos pés da Serra do Carmo e a leste do povoado do Canela.

A edificação de Palmas só foi possível com a transferência da sede administrativa do município de Taquaruçu para Palmas, tornando o prefeito eleito de Taquaruçu do Porto, Fenelon Barbosa, o primeiro prefeito de Palmas.

Com esta decisão, Taquaruçu do Porto foi transformado em Distrito de Palmas, assim como Taquaralto e Canela.

O nome Palmas foi selecionado em homenagem a Comarca de São João da Palma, sede do primeiro movimento separatista da região, instalada em 1809 na barra do rio Palma com o rio Paranã onde se deu o início da história do Tocantins com o desembargador Joaquim Teotônio Segurado.

Devido ao grande número de palmeiras, espécie nativa da região, foi outro fator que entusiasmou na escolha do nome.

A pedra fundamental de Palmas foi lançada no dia 20 de maio de 1989, dando início à construção da última cidade planejada do século.

A capital definitiva do Estado do Tocantins foi instalada no dia 1º de janeiro de 1990 e os poderes constituídos foram transferidos da capital provisória, Miracema, para o plano diretor da nova cidade.

Uma multidão esperançosa de 10.000 mil pessoas que participou, na Praça dos Girassóis, a primeira missa celebrada por D. Celso Pereira, bispo de Porto Nacional.

palmas planejada

No mesmo dia, o governador acionou o trator, abrindo a primeira avenida da cidade Teotônio Segurado.

Palmas Tocantins incentiva também o respeito a sua história, contada pelo povo e por seus monumentos: o Palácio Araguaia, monumento aos povos indígenas, a Praça dos Girassóis, o Palacinho, o Cruzeiro, a Casa Suçuapara, a Capela de Santa Rita de Cássia, a Assembleia Legislativa, o Barracão de Palha do Canela e o Memorial Coluna Prestes são alguns exemplos.

O Palácio Araguaia é a sede do Governo Estadual, que ocupa uma área útil de 14.000 m², com quatro andares, sendo um subsolo.

Fica localizado no cruzamento da avenida JK, que é o eixo leste oeste, com avenida Teotônio Segurado do eixo norte sul. Praça dos Girassóis.

Localizada no ponto de encontro dos eixos que divide Palmas, é considerada a segunda maior praça pública do mundo.

A praça tem 570.000 m² e conta com monumentos diversos, como o Memorial Luiz Carlos Prestes e Os 18 do Forte, além de uma cascata em frente a entrada Sul do Palácio Araguaia, sede do Governo do Estado, as secretarias estadual, assembleia legislativa, um relógio de sol; a praça Krahô com o Monumento à Bíblia, marco do centro geodésico do Brasil, os símbolos indígenas desenhados no calçamento e abriga também a catedral metropolitana de Palmas

O Memorial Luis Carlos Prestes, projetado por Oscar Niemeyer, é uma homenagem à marcha realizada pela Coluna Prestes. Inaugurado em cinco de outubro de 2001.

O memorial conta com salão de exposições, auditório com 99 lugares, sala de vídeo e salas abertas para pesquisas e estudos.

O acervo é formado por fotografias, documentos e objetos doados pela família Prestes. O Cruzeiro foi tombado, provisoriamente, pelo decreto nº 22, de 29 de fevereiro de 2000 e faz parte da história da origem de Palmas.

Foi o primeiro monumento artístico e histórico erguido na capital, esculpido pelo artesão Arnildo Antunes, em pau-brasil e inserido em frente ao Palácio Araguaia, no dia 18 de maio de 1989.

O Cruzeiro foi o cenário da primeira missa celebrada em Palmas, no Lançamento da Pedra Fundamental, em 20 de maio de 1989.

O cruzeiro ficou sendo o principal marco da capital, onde são celebrados os cultos e as missas campais em homenagem a Palmas e Tocantins.

O Palacinho que foi sede do governo e reconhecido como um patrimônio histórico foi tombado pelo governo do estado pela Lei nº 431 de 28 de julho de 1992.

Foi o primeiro prédio a ser construído no meio do cerrado, no ano da implantação de Palmas, além de ter sido sede do poder executivo de 1989 a 1991.

palmas planejada palacinho

Nele foram tomadas importantes decisões para a concretização de Palmas. Sua construção foi feita em madeira de lei jatobá, com o sistema de montagem pré-fabricado.

Hoje, encontra-se vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A Fazenda Suçuapara, com a implantação do Município de Palmas, abrigou o primeiro governo administrativo municipal.

Serviu, também, de sede para a Legião Brasileira de Assistência. Com a construção do Parque Cesamar, a casa da fazenda ficou na área delimitada para aquele ponto de lazer, chamando a atenção de quem visita o local por ser em estilo rústico, passando a fazer parte da paisagem que integra o parque.

O Parque Cesamar é uma das principais áreas verdes de Palmas. Local tranquilo, ideal para os amantes da natureza e para os praticantes de esportes.

Possui pista para corrida e caminhada com 2.840 metros, toda iluminada. Seu lago é formado pelo córrego Brejo Comprido, com uma área verde típica do cerrado, tem trilha ecológica de 2.000 metros.

Tem uma ampla área para caminhada e um lago onde se pode praticar canoagem. O rio Tocantins possui 2.500 km de extensão, se forma da união do rio das Almas e do rio Maranhão, que têm suas cabeceiras no Planalto de Goiás, a mais de 1.000 metros de altitude.

O principal afluente do rio Tocantins é o rio Araguaia, com 2.115 km de extensão, que nasce na Serra de Caiapó, na divisa de Goiás com Mato Grosso, a cerca de 850 metros de altitude e tem papel fundamental no processo de ocupação do Tocantins.

A cidade de Palmas margeia o rio Tocantins e que durante os meses de junho a agosto ocorrem à temporada de praias fornecendo belíssimas praias.

E enquanto que, o restante do sul do Brasil vive predominantemente o inverno. A arquitetura é bem diferente com ruas largas e iluminadas e tudo bem planejado.

Vários atrativos turísticos inclusive as lindas e perfeitas cachoeiras de Taquaruçu, no que já foram catalogadas mais de 80 cachoeiras.

A mais visitada é a Cachoeira do Roncador com uma queda de 70 m de altura, utilizada também para fazer o rapel, que termina numa piscina natural com água cristalina e gelada.

Acesso por trilha que margeia o Riacho Brejo da Lagoa, na Serra do Lajeado. Fica no distrito de Taquaruçu a 40 km de Palmas.

palmas planejada aeroporto

O novo Aeroporto de Palmas, Brigadeiro Lysias Rodrigues, inaugurado pela Infraero em 05 de outubro de 2001, data do 13º aniversário do Estado do Tocantins, foi batizado com o nome de Aeroporto Lysias Rodrigues em homenagem à memória do heroico desbravador da região. (Fonte: Infraero).

Palmas, a Capital do estado de Tocantins, ainda é um canteiro de obras. Considerada a mais nova cidade do Brasil, é chamada de a capital das oportunidades e tem atraído milhares de pessoas que, em busca de trabalho, mudam para a nova fronteira econômica do País.

É neste clima de crescimento que o turismo surge como um dos segmentos que está sendo explorado. O meio ambiente recebe atenção especial da Prefeitura da capital do Tocantins.

Preservar a natureza é a palavra de ordem em Palmas considerada uma das mais arborizadas do País. A produção anual é de milhões de mudas de plantas ornamentais, plantadas nos jardins, praças, canteiros e passeios públicos, espalhados em toda a cidade.

A população pode desfrutar de várias opções de lazer gratuitamente. Desde praças, ao Parque Cesamar, um local para caminhar e manter a boa forma e também o Bosque dos Pioneiros, uma praça bastante arborizada onde se vê alguns primatas e que abriga a feira de artesanato da cidade.

O Lago da Usina Hidrelétrica Luis Eduardo Magalhães, com 163 km de extensão e área de 630 km2. O lago tem a capacidade de armazenamento de 5,5 bilhões de metros cúbicos de água, onde vivem aproximadamente 300 espécies de peixes. Local ideal para pesca esportiva e passeios náuticos.

A Feira do Bosque acontece aos domingos, das 16h às 21h, conhecida na região como o Bosque dos Pioneiros. Já se tornou uma tradição para a família palmense, que desfruta de lazer e cultura em um ambiente agradável, junto à natureza.

Palmas a mais nova do Brasil, está pronta para os novos tempos. A cidade já tem os elementos eficazes para o sucesso, pois está à frente de seu tempo, captando recursos e acompanhando as tendências do terceiro milênio. Palmas uma capital que soube muito bem harmonizar concreto e natureza.

Mesmo transformando-se, diariamente, em polo de desenvolvimento da Região Norte, a arquitetura da cidade é envolvida com o Rio Tocantins a Serra do Lajeado e o lago de Palmas.

Esses contrastes dão um toque maravilhoso na composição do ambiente e, com população heterogênea, a Capital do Tocantins continua a atrair empresários e turistas de todo o país.

A Capital do Verde adquiriu o toque da magia e essa consciência social e ecológica faz do Turismo No Tocantins uma recordação que ficará para sempre.  Assim é Palmas já com seus vinte e seis anos de idade e muito ainda para crescer..

Palmas Uma Capital Planejada
Por Favor Avalie Esta Postagem

Gostou? Deixe O Seu Comentário Aqui!

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *