Parque Estadual Do Cantão Tocantins

Venha conhecer o maravilhoso Parque Estadual do Cantão onde encontramos o maior golfinho de água doce do mundo, é uma lenda viva da região Amazônica, na fértil imaginação dos nortistas, o boto cor de rosa emerge das águas ao anoitecer, se transforma em homem e, seduz os corações femininos.

O mito pode estar mais associado na grande inteligência do que a beleza desse mamífero aquático, da cabeça caroçuda com o cérebro 40% maior do que o do homem.

No Rio Araguaia eles passeiam sossegados protegidos pelas aguas turvas, só expõe o dorso quando vem à tona para respirar, fazem isso sozinho ou com os filhotes, tudo bem discreto sem as piruetas dos primos do mar.

Assim como os botos, inúmeras espécies de animais se sentem muito a vontade, no parque estadual do Cantão, região oeste do estado do Tocantins, onde a abundancia da fauna surpreende.

É o resultado de uma concessão única da mãe natureza, que restaram três ambientes ecológicos desta região; o cerrado, o pantanal e a floresta amazônica.

Parque Estadual Do Cantão Tocantins

Visitação de barco no ParqueGraças a isso, o meio ambiente na região se manteve tão rico e quase intocável. Para preserva esse tesouro, foi criado o Parque Estadual do Cantão, tem esse nome porque fica no canto do estado, na divisa com o Pará.

A mata se estende por uma área de 890 Km², entre os municípios de Caseara e Pium.

A extensa mata verde do parque estadual do Cantão é cortada por emaranhado de rios, canais e lagos.

A riqueza da fauna e da flora supera a desigualdade social, um passeio de barco pelo Cantão, a brisa quente, a atenção das iguanas e jacarés, as revoadas no final de tarde, nada disso tem preço.

Esse cenário único no interior do Brasil atrai visitante de todo o país, pessoas apaixonadas pela virgindade da natureza ou interessadas em viver uma aventura de pescador, no rio Araguaia que é muito famoso. Fiscais do IBAMA confirma que os turistas não são mesmo a maior ameaça. Ao fazer turismo no Tocantins não deixe de navegar por estas águas.

Parque Estadual Do Cantão Fauna e Flora

Ema no Parque EstadualA pesca esportiva e o ecoturismo estão nos planos do governo estadual, através do órgão que cuida da preservação do meio ambiente NATURATINS, para isso foi construído um centro de recepção de visitantes no parque estadual do Cantão, perto da pequena cidade de Caseara.

No parque do Cantão se encontra vários grupos de emas, a maior ave do país, já correu risco de desaparecer da natureza, foi vitima da destruição do cerrado e da caça predatória, foi justamente a implantação de criatórios, semelhantes ao das tartarugas que acabou com a caça e livrou as emas da ameaça de extinção.

No parque estadual do Cantão é o habitat de outra espécie de grande porte, a seriema. Elas são muito ariscas, ao menor sinal de perigo sai correndo para o mato, dependendo do tamanho do susto a corrida pode chegar aos 70 Km/h.

No parque estadual do Cantão encontramos também a inhuma que é cercada de lendas, é apontada como símbolo de sagacidade, inclusive teria inspirado alguns movimentos da capoeira.

Parque Estadual Do Cantão Com Ações Ambientais

Encontro  dos VisitantesO parque estadual do Cantão tem como hospede o símbolo do pantanal brasileiro o Tuiuiú, que se reúne em bandos pela região que é composta de vastas fazendas.

O parque estadual do Cantão tem também como morador uma das aves mais estranhas e peculiares de todo o mundo, a cigana.

Outro animal característico da região, o servo do pantanal também chamado de sussuapara, é o maior veado da América do sul, a principal diferença entre o do parque estadual do Cantão e outros cervídeos brasileiros é a galhada de quatro pontas, que pode chegar a meio metro.

O parque estadual do Cantão tem várias anuências que vai emocionando as pessoas a cada momento que vai passando, então o parque estadual do Cantão é maravilhoso é um privilégio de poder desfrutar do encantamento, pois lá tem tudo que a pessoa pode pensar que o paraíso pode ter, na região do parque estadual do Cantão tem.

Na época da cheia, os ninhos de pássaros ficam no meio do rio, bolas flutuantes de formigas, a aranha sobrevive como pode. Quando as águas abaixam o parque estadual do Cantão, exibe bichos como o catita, saruê, jacaretinga, onça pintada e muitas aves, grandes e pequenas, uma festa de cores e sons.                          #turismonotocantins

7 Dicas De Como Acumular Milhas Aéreas

Livro Digital Grátis

3 Comentários

  1. Pingback: Cerrado Tocantins Turismo Ecológico - Turismo No Tocantins

  2. Pingback: Praias e Lagos do Cantão - Turismo No Tocantins

  3. Pingback: Ilha do Bananal Tocantins - Turismo No Tocantins

Deixe Aqui!