Peixe Tocantins Ecoturismo

Na região onde hoje é Peixe Tocantins existia no início apenas um porto, e um lavrador que conduzia a sua roça e, uma pequena embarcação que utilizava como meio de transporte.

A barcaça era utilizada para o transporte dos viajantes que desejavam passar de uma margem do rio Tocantins para o outro lado. 

Neste porto se encontrava homens que vinham de Goiás com destino a São José do Duro e Chapada dos Negros em busca das ricas jazidas de ouro.

Porém, eram atacados com muita frequência pelos índios Avá-Canoeiros, que recebem este nome por serem exímios remadores.

praia da tartaruga ecopraia rio

A história do surgimento da cidade de Peixe Tocantins é muito bonita e ao mesmo tempo de muitas dificuldades e confronto com os índios.

Você que gosta de história de uma verificada no surgimento das cidades do estado do Tocantins que tem tudo a ver com a corrida do ouro.

Com 119 anos de história a cidade de Peixe Tocantins é um dos principais pontos turísticos do Tocantins, a praia da Tartaruga e o arquipélago do Tropeço, atraem diversos visitantes das cidades vizinhas, do estado e de todo Brasil, por isso iremos falar um pouco do que há de melhor no local.

O nome da cidade de Peixe se deu porque houve uma enchente muito grande, que inundou toda região devido o rio Tocantins ter subido muito, enchendo os córregos e lagoas.

Peixe Tocantins Do Outro Lado A Cidade


Barco Transportando os VisitantesUm peixe muito grande foi parar em uma lagoa que hoje é denominado lagoa do peixe e, quando o rio começou a baixar o peixe em questão não conseguiu voltar para o leito natural do rio Tocantins ficando preso na lagoa.

A lagoa ficou sendo uma referencia e ao mesmo tempo um ponto de passagem dos viajantes que se deslocavam para Dianópolis, Arraias e outras localidades.

O peixe na lagoa virou um assunto corriqueiro e, muitos comentavam, se referindo ao local como passar no peixe e, com isso a expressão foi se tornando nome e ponto de localização, o nome foi aceito por todos e na emancipação política o povoado recebeu o nome de Peixe.

A cidade cresceu em volta do porto que era uma passagem obrigatória para todos que desejavam atravessar o rio Tocantins.

Uma das características marcante, é a arquitetura portuguesa por terem se estabelecidos no povoado, os casarões são bem antigos e Peixe tem a data de 20 de junho de 1895 como a sua emancipação.

Peixe tem muitos pontos turísticos, turismo religioso e o turismo ecológico voltado para as belezas naturais.

 

Arquipélago do Tropeço em Peixe Tocantins


Arquipélago do Tropeço em Peixe Peixe como toda cidade na região tem uma grande influencia da igreja católica e dos seus padroeiros e, na cidade de Peixe a padroeira é a nossa senhora da Abadia.

Antes da emancipação política, quando ainda era somente um ponto de passagem dos viajantes e, o povoado estava se formando, os índios Avã canoeiro atacavam constantemente o povoado e, os índios cessaram os ataques somente com a chegada da imagem no povoado.

A praia Tartaruga é muito visitada pelos turistas do Tocantins e por muitos do Brasil e do exterior.

Na praia tem os acampamentos ao ar livre onde a pessoa chega com a sua barraca e desfrutar da beleza.

A praia  da Tartaruga recebe esse nome por ser a ilha um local onde elas fazem a desova todos os anos. A preocupação com o meio ambiente é um outro fator que é levado muito a sério, no final do período de praia a ilha é limpa completamente para receber as tartarugas no meado do mês de agosto. Os  visitantes são informados através dos agentes ambientais a necessidade da conservação do local e, todos contribuem com o meio ambiente..

Em Peixe a preservação do meio ambiente é a preocupação de todos na montagem da praia na ilha da Tartaruga, que tem o selo azul por ser uma eco praia, devido o sistema de limpeza, os banheiros são todos ecologicamente correto.

Lago do Peixe No Rio Tocantins


lago do peixe tucunare azulO selo é o meio de identificar a praia e a eco praia da Tartaruga é uma das três praias de água doce do Brasil que tem esse reconhecimento.

O arquipélago do Tropeço, um local que recebe muitos visitantes em toda época de temporada.

No arquipélago só se chega de barco que é uma das belezas naturais da cidade de Peixe Tocantins.

O arquipélago é composto de 365 ilhas catalogadas antes da formação da barragem, considerado o maior arquipélago do mundo.

Com relação ao arquipélago do tropeço irei fazer um artigo sobre este obstáculo natural que temos no rio Tocantins no município de Peixe Tocantins.

O turismo no Peixe Tocantins você vai encontrar a artesã como a Dª Lusa que produz peças de cerâmica, matéria prima o barro.

No município de Peixe Tocantins foi construído a Usina Hidrelétrica Eduardo Magalhães que deu origem a um imenso lago e, com o enchimento do reservatório formou um grande local para pesca.

Hoje Peixe Tocantins despõe de hotéis, pousadas, restaurantes com os pratos típicos e uma ótima estrutura para os amantes da pesca esportiva, ecoturistas e visitantes que hospedam na cidade o ano todo.

Com relação as acomodações irei escrever um artigo para você dando mais destaque aos serviços disponíveis na cidade, dando dicas de hospedagem e refeições.

Peixe é um município do estado do Tocantins, emancipado em 1895 com terras desmembradas de São João da Palma.
A cidade de Peixe ocupa a margem direita e a margem esquerda do rio Tocantins, o acesso a área rural se da pela travessia com balsa ou dando a volta pela ponte sobre o rio Tocantins que recebe o nome de José Sarney, a distancia pela rodovia dista do ponto mais longe do município a uma distancia de 40 km. A vegetação predominante é o cerrado, uma população que ultrapassa os 11.200 habitantes. 

A área rural de Peixe é compreendida pelo povoado Lagoa do Romão e Vila São Miguel mais conhecida como Agropic. O município localiza-se a uma latitude 12º01’30” sul e a uma longitude 48º32’21” oeste, estando a uma altitude de 240 metros e, possui uma área de 5.291,208 km².

A cidade de Peixe dista de Palmas 297 km feita na maior parte pela BR 153. O município de Peixe é considerado uma das boas opções para se fazer Turismo No Tocantins.

Peixe Tocantins Ecoturismo
Por Favor Avalie Esta Postagem

Gostou? Deixe O Seu Comentário Aqui!

1 Comentário

  1. O tropeço no rio Tocantins merece um artigo sobre os seus obstáculos. A beleza do lugar é divino.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *