Pontos Turísticos no Tocantins

Pontos Turísticos no Tocantins são divididos em 7 regiões, compreendidas pelo Bico do Papagaio, Encantos do Jalapão, Ilha do Bananal, Lagos e Praias do Cantão, Serras e Lago, Serras Gerais, Vale dos Grandes Rios.

O mais novo estado brasileiro, o Tocantins foi criado em 1988, com a constituição Federal. Em sua história o Tocantins se consolidou como polo de agro negócio, de pecuária, de produção de energia e turismo.

Localizado no norte do Brasil e integra a região Amazônica, o Tocantins é um estado verde, mais da metade do seu território está em área de preservação, de unidades de conservação e de bacias hídricas é o cenário ideal para o desenvolvimento do turismo ecológico, do esporte, da pesca e de aventura.

 

pontos turisticos do tocantinsVários pontos turísticos para sere explorados em todo o estado. O mapa acima deixa bem claro as regiões com os atrativos turísticos.

Com o clima tropical semiúmido, temperatura média de 26º C no período de chuva e de 32º C na época de seca. O Tocantins tem flora e fauna ricas, espalhadas pelos ecos sistemas; amazônico, pantaneiro e do cerrado, são cenários como esses que estão os santuários ecológicos como os parques do Cantão, do Lajeado e do Jalapão.

O Tocantins reserva nas regiões de Serras e Lagos, Praias e Lagos do Cantão, Serras Gerais e no Jalapão encantos para o turista do Brasil e de todos os cantos do mundo.

Tocantins trabalha com o turismo sustentável, preservando os recursos naturais para que todos possam desfruta-los no futuro.

Formado por planícies, planaltos e chapadões. Atualmente a metade do território do Tocantins está em área de preservação, é nesse cenário que o portal Turismo no Tocantins apresenta os artigos com informações do desenvolvimento do turismo no Tocantins.

Os Pontos Turísticos Encantam a Todos

Formação Rochosa CatedralOs pontos turísticos do Tocantins encanta todos os turistas pela diversidade de seus ecos sistemas. Localizada no centro do estado, a região de serras e lagos oferece praias, cachoeiras, vales e rios que garantem diversão, em Palmas e municípios vizinhos.

As praias do lago do cantão são verdadeiros pontos turísticos, envolto a um santuário ecológico, onde o cerrado, o pantanal e a floresta tropical amazônica se unem em um espetáculo inesquecível para os visitantes dos municípios de Caseara, Pium, Araguacema e Lagoa da Confusão.

Nas Serras Gerais o turista entra em contato direto com a memória do estado, suas festas religiosas e patrimônio histórico, cachoeiras, grutas e cavernas também estão entre os atrativos dessa região.

No Jalapão dunas de areias douradas com mais de 30 metros de altura, cachoeiras, rios e águas cristalinas se destacam no cerrado, chapadões de arenito completam a paisagem da fauna e flora diversificadas.

O blog Turismo no Tocantins incentiva o desenvolvimento econômico e social por meio do turismo sustentável, todas as ações devem ser realizadas com a participação da comunidade, guardiã dos paraísos turísticos do Tocantins.

Desenvolvimento e qualidade de vida caminham lado a lado quando a natureza nosso maior patrimônio é respeitada. O artesanato produzido a partir do capim dourado, da palmeira do buriti e do barro, é exemplo típico de como o homem e recursos naturais podem interagir de forma equilibrada.

Pontos Turísticos Bico Do Papagaio

pontos turísticos

O Tocantins com os seu pontos turísticos se desponta para os adeptos do turismo ecológico, cultural e de aventuras.

O Portal turismo no Tocantins está aqui para colaborar, e sempre lembre que turismo consciente é futuro sustentável. Estamos sempre apresentando as informações de hotéis, locação, passagens e outros serviços.

Bico do Papagaio  –  Municípios que compõe a região: Angico, Ananás, Aguiarnópolis, Augustinópolis, Esperantina, Itaguatins, Praia Norte, São Bento, São Sebastião, Tocantinópolis.

Nesta imagem você observa o extremo norte do Estado do Tocantins, onde literalmente as águas dos dois rios, o rio Tocantins e o rio Araguaia.

Encantos do Jalapão  –  Municípios que compõe a região: Mateiros, Novo Acordo, Ponte Alta do Tocantins, São Félix do Tocantins.

Lagos e Praias do Cantão  –  Municípios que compõe a região: Araguacema, Caseara, Pium.

Serras e Lago  –  Municípios que compõem a região: Brejinho de Nazaré, Ipueiras, Lajeado, Monte do Carmo, Palmas, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional.


Serras Gerais  –  Municípios que compõe a região: Almas, Arraias, Aurora do Tocantins, Dianópolis, Natividade, Paranã, Rio da Conceição, Taguatinga.

 Pontos Turísticos Tropeço em Peixe

pontos turísticosVale dos Grandes Rios  –  Municípios que compõe a região: Araguaína, Babaçulândia, Filadélfia, Itacajá, Pau D´arco, Wanderlândia.

Ilha do Bananal  –  Municípios que compõe a região: Formoso do Araguaia, Gurupi, Lagoa da Confusão, Peixe.

Estas são as regiões turísticas do estado do Tocantins, apresentarei para você todos o pontos turísticos das citadas regiões.

Em outra fase passarei dicas de pousadas, hotéis e agências que atuam no estado como os seus respectivos roteiros, afim de facilitar a sua decisão.

Não iremos parar de levar para você condições para que se tenha a alegria e o prazer de se fazer um belo turismo por estas terras.

Lembre sempre que nas viagens é que colhemos os nossos maiores aprendizados e uma bela amizade. Viajar trás um benefício imenso para você.                  #turismonotocantins

7 Dicas De Como Acumular Milhas Aéreas

Livro Digital Grátis

8 Comentários

  1. Maria do Socorro

    Parabéns pelo site.

    • Olá Maria do Socorro, muito obrigado pela sua participação. Fique a vontade e um grande abraço.

  2. Ana

    Moro no sul do Pará.
    Conheço pouco de Tocantins.
    Quero explorar mais a região com o eco tô risco.
    Mês de fevereiro.

    • Ok Ana, se desejar mais informações de alguma região da sua preferencia deixe a sua solicitação aqui mesmo. Muito obrigado por participar e um grande abraço.

  3. Julio

    Otimo site, obrigado pelas informações!

    • Julio obrigado pela visita, espero ter atendido a sua expectativa. Compartilhe essas dicas com os seus amigos, muito obrigado e até a próxima.

Deixe Aqui!