Porto Nacional Tocantins História

Porto Nacional Tocantins com 153 anos de emancipação política, mais esta história começou bem antes, a mais de dois séculos e meio, uma história que está bem viva na memória de seus moradores.

Porto que já foi Real, Imperial hoje é Nacional, tudo começou com os portugueses. 

A procura do ouro era muito grande, eles se estabeleceram no lugar conhecido como carreira comprida e assim surgiu o povoado Pontal. 

Os índios dizimaram o povoado da matança e estendeu a fúria até o povoado de Pontal, os sobreviventes correram e se refugiaram nas águas, os índios respeitavam as águas não os perseguiram, muitos atravessaram o rio Tocantins a nado outros de barco fugindo do massacre e, se dirigiram para Monte do Carmo, os que ficaram começaram a construir umas casas modestas.

porto nacional tocantins ponte sobre o rio Tocantins

Parte dessa história está nas ruas estreitas, nos becos, nos casarões antigos, entre eles o Caetanato, lugar que abrigou personalidades como Lyseas Rodrigues e Eduardo Gomes, por muito tempo, também abrigou a educação portuense.

A história do Porto Nacional Tocantins se deu por dois fatores importantes, primeiro pela educação direcionada pelos religiosos, pelos padres e pelas irmãs dominicanas.

O colégio foi construído pelo coronel Frederico Lemes hoje o prédio é conhecido como o Caetanato.

O Caetanato que fica na Rua do Cabaçaco, nome dado por ser uma várzea que tinha muitas cabaças, foi assim que se originou o nome da rua. Porto da antiga Rua São José depois Misael Pereira e atualmente rua das flores.

Porto Nacional Tocantins e a Cultura Francesa

porto nacional tocantins Igreja São Judas TadeuPorto da rua do pau d’olho e da rua do buracão que dá acesso a igreja São Judas Tadeu fundada por padre Luso, um santo dos portuenses.

Porto Nacional Tocantins também de Dom Alano Marie Du Noday, Porto da catedral nossa senhora das Mercês o principal cartão postal da cidade, abrigo da religiosidade dos portuenses.

Porto do sagrado coração de Jesus, um dos pilares da educação que foi implantada pelas irmãs dominicanas.

Em 1904 quando as irmãs chegaram, havia uma precariedade e uma carência de tudo, não só as carências materiais naturalmente existentes, mas havia o distanciamento do centro do poder, não permitia que a cidade tivesse uma infraestrutura mínima para edificação da cidade, para vida urbana.

A comunidade era rural a base da economia era fortemente a agropecuária, não havia uma rede de ensino institucionalizada pelo governo para poder ter escola para os moradores da época, então os padres nos anos de 1880 e as irmãs dominicanas em 1904 chegaram encontrando este contexto de completo abandono, por parte do poder central, das pessoas e das comunidades ribeirinhas do Tocantins.

Eles chegaram nesse ambiente de precariedade, que a partir deste momento foi estabelecido o marco entre o antes e o depois da chegada das irmãs dominicanas, porque elas se dedicaram prioritariamente a educação, isso foi um divisor de águas. As irmãs dominicanas de uma linhagem francesa da congregação, que foram para Porto Nacional Tocantins ensinar.

 Porto Nacional o Berço da Cultura

porto nacional tocantins Igreja Nossa Senhora das MercêsQue foi um ensino formal, mais também influenciou a vida das pessoas num estilo novo de vida, de como elas deveriam se relacionar com as demais pessoas, com Deus, com o mundo e consigo próprias.  

Houve uma mudança de paradigmas com a chegada das irmãs dominicanas, a sociedade mudou as suas referencias e, com o tempo esses novos paradigmas foram ficando cada vez mais arraigados e se tornando pilares de uma nova sociedade nascente.

Trazida por essa cultura nova que chega com essas pessoas, com o propósito de ajudar a comunidade, a serem educadas.

A formação não era somente uma formação bancária, mais sobre tudo um estilo de vida. Porto Nacional, guarda consigo e trás consigo o tom que foi imposto pela presença dominicana na comunidade.

As pessoas de mais idade falam francês, estiveram as suas bases em Porto Nacional Tocantins com as irmãs dominicanas, era matéria de escola, era uma exigência.Eles falam latim, imagine isso nos sertões de Brasil no século passado, a inovação que isso trouxe.

Quando se diz que Porto Nacional Tocantins é o berço da cultura tem um significado que está nas pessoas que se encontra na cidade e trazem consigo essa carga cultural que tem as suas raízes na formação trazida pelas dominicanas para Porto Nacional, isso tem uma incidência em toda sociedade tocantinense.

Porto que ainda tem muitas histórias para contar pelos seus próprios personagens.

Porto Nacional Tocantins Serviço de Entrega

porto nacional tocantins Antiga Casa de Serviço e EntregaVocê irá conhecer a história de pessoas que transportavam documentos, dinheiro e até ouro de Porto para Natividade até Dianópolis, percursos feitos na utilização de animais.

Por causa de suas tradições e suas histórias, Porto vive nas alturas, capital da cultura e da aviação.

Em 1957 ano de fundação do aeroclube, havia passado somente 50 anos depois da invenção do avião, ou seja, Santos Dumont voou em Paris em 1906 e 50 anos depois o povo de Porto Nacional achava que já podia ensinar e funda o aeroclube.

Com o passar do tempo a presença de Dom Alano e a forte ligação dele com o Brigadeiro Eduardo Gomes começou a viabilizar a presença da força aérea em Porto Nacional.

Eduardo Gomes ainda era tenente, quando se conheceram e essa união de forças para o desenvolvimento do Tocantins fez com que eles estabelecessem a rota do Tocantins com o correio aéreo nacional e, começou então a ter uma linha regular de aviação civil já na década de 40 e 50.

Você quando chegar a Porto Nacional Tocantins observará que o resultado é que em todas as famílias de Porto Nacional tem aviadores uma situação muito corriqueira. Porto Nacional Tocantins cidade que todo portuense tem um sonho de administrar.

Porto mais do que nunca é Nacional, pois é um patrimônio do Brasil e orgulho de todos os portuenses. 

Você conhecerá os atrativos turísticos da cidade em outra oportunidade, assim como o centro histórico de Porto Nacional e o Turismo no Tocantins.                   #turismonotocantins 

7 Dicas De Como Acumular Milhas Aéreas

Livro Digital Grátis

Deixe Aqui!