Praias e Lagos do Cantão

Três ecossistemas tipicamente brasileiros se encontram nas praias e lagos do cantão.

Cerrado, pantanal e floresta amazônica de transição formam um cenário de beleza rara nos municípios de Araguacema, Caseara, Lagoa da Confusão e Pium. 

A região tem mais de duzentos lagos e, centenas de espécies de peixes, animais silvestres e rios de águas sempre prontas para o banho, para os esportes radicais ou para se curtir a paisagem a bordo de uma canoa.

Para chegar às praias e lagos do Cantão o percurso varia de 102 a 240 km a partir de Palmas.

praias e lagos do cantao

A paisagem paradisíaca do caminho é um aperitivo do que o turista irá encontrar ao chegar à região rica pela culinária e, claro pela hospitalidade.

O parque estadual do Cantão situado em Pium e Caseara é um santuário ecológico banhado pelo mítico rio Araguaia.

Unido em delta os rios Javaé e do Coco, além do encontro do cerrado com a floresta amazônica os turistas podem conhecer no parque projetos de educação ambiental e de preservação de animais em extinção, como a harpia ou gavião real.

Artesanato de Cristal de Rocha

praias e lagos do cantãoOs atrativos turísticos do parque estadual do Cantão são: os lagos, canais, praias, fauna, flora e as trilhas, que são sazonais.

Em determinadas épocas do ano elas são feitas a pé ou de bicicleta e, na cheia quando a água toma toda área do parque e, entra pelos canais conectando todos os lagos, essas trilhas são feitas de caiaque ou canoa.  

As praias do rio Javaé como a Sambaíba, que fica apenas 2 km do porto Canguçu e, o passeio de caiaque em um dos cartões de visita de Pium é maravilhoso.

O artesanato da cidade é de encher os olhos com as peças de cristal de rochas famosas no Brasil e no exterior.

As praias mais frequentadas do Cantão são: as de Araguacema, a praia da Gaivota as margens do Araguaia, está sempre cheia no mês de julho.

Em Caseara partindo do porto das balsas é possível conhecer praias maravilhosas como a do Boto.

Praias da Gaivota e de Caseara

praias e lagos do cantãoEntre junho e setembro, época de seca no estado as praias dos rios Tocantins e Araguaia são muito procuradas pelos turistas.

As matas ciliares preservadas são pousos para as aves que embelezam mais ainda as vistas dos banhistas.

As praias e lagos do Cantão é um local maravilhoso para descansar com a família e poder pegar peixe e em seguida já fazer para ser consumido no local e se deliciando o que o rio tem para você.

A culinária do Cantão é rica em peixes. O tucunaré na telha, arroz com pequi e Maria Isabel fazem parte da gastronomia tocantinense e, são as principais sugestões dos chefes de cozinha e ainda oferecem doces como o de jaca e aperitivos como a cachaça com murici.

Os restaurantes servem o peixe tucunaré por ser muito procurado, que pode ser assado na brasa ou ao molho e, a sobre mesa pode ser o doce de murici ou outro da região.

Lagoa da Confusão

praias e lagos do cantãoBanhada pelos rios Javaé, Urubu, Formoso e Araguaia, a lagoa da Confusão está no município de mesmo nome.

A cidade ganhou essa denominação graças à pedra no meio da lagoa, ela da impressão de flutuar e de mudar de lugar dependendo do ponto de vista de quem a olha.

A praia da lagoa possui bares, restaurantes, campos de futebol, vôlei e o procurado passeios de barco para conhecer a famosa pedra.

Um hotel fazenda a menos de uma hora da cidade é um lugar especial para quem gosta de safari fotográfico, pesca esportiva ou simplesmente relaxar, a fazenda também é conhecida pela criação de tartaruga e tem  contribuído  para o repovoamento da espécie nos rios da região.

O Portal Turismo No Tocantins incentiva o desenvolvimento por meio da preservação, porque sabemos que o turismo consciente de hoje é o futuro sustentável de amanhã.

Quero convidar você para conhecer a região de praias e lagos do Cantão e saborear os pratos com o sabor do Araguaia.                 #turismonotocantins  

Praias e Lagos do Cantão
Por Favor Avalie Esta Postagem

Gostou? Deixe O Seu Comentário Aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *