Praias Fluviais Do Tocantins

O estado do Tocantins já está se organizando para o período das praias fluviais. Você precisa conhecer estas localidades que atrai turistas de todo Brasil.

Praticamente já está aberto a temporada de praias do estado do Tocantins, as margens do rio Araguaia e do rio Tocantins.

Aqui é diferente enquanto que em outras partes do Brasil a estação do ano começa a esfriar no Tocantins o calor invade por completo.

As praias surgem devido ao período de estiagem que dura seis meses por anos que vai de abril a setembro.

praias fluviais palmas

Os rios Tocantins e Araguaia têm os níveis de água reduzidos que dão origem aos bancos de areia formando diversas praias ao longo do leito.

As praias de rio são pouco conhecidas pelo Brasil, pois a divulgação fica por conta das praias do nosso litoral.

Por outro lado elas são destinos procurados por pessoas do Tocantins e dos estados vizinhos que coincide com as férias de julho e agosto.

Vamos falara das praias mais procuradas e alguns detalhes relacionado com o local. Praia da Tartaruga localizada na cidade de Peixe, região sul do estado, é muito visitadas pelos turistas de Goiás e Brasília.

Trabalhei nesta praia provendo a educação ambiental com objetivo de deixar a ilha da Tartaruga para elas desovarem após o dia 10 de setembro, por isso o local recebe o nome de tartaruga.

Praias Fluviais Muito Procuradas Nessa Época

praias fluviais no rio

Lagoa da Confusão localizada na região da Ilha do Bananal, a praia é uma das poucas que não ficam nos rios Araguaia ou Tocantins.

Como o nome já diz ela fica em uma lagoa, e essas praias fluviais são muito procuradas, a origem desse nome mencionei em outro artigo, de uma conferida. Praia da Gaivota fica a oeste no Tocantins as margens do rio Araguaia na divisa com o Pará, na cidade de Araguacema.

O turismo é intenso e muitos acampamentos são montados na ilha durante o mês de julho. Praia da Ilha Grande localizada na cidade de Araguanã que fica ao norte do estado as margens do rio Araguaia, com várias praias fluviais na região.

Ela tem uma grande extensão de areia na época da estiagem. Praia de Bacuri Grande, fica na cidade de Esperantina onde há o encontro dos dois rios Araguaia e Tocantins que se encontra num artigo sobre os pontos turísticos no Tocantins.

Essa região recebe o nome de Bico do Papagaio, é só olhar no mapa do estado e verificar a semelhança.

praias fluviais gaivota

Praia do Sono localizada na cidade de Pedro Afonso, fica na parte central do estado por onde passa o rio Tocantins.

A praia fica em Pedro Afonso, na região central do estado que é banhada pelo rio Tocantins. Praia da Ponta localizada na cidade de Araguatins, formada por dois braços de rio e depois se encontram dando uma forma de seta, situada no norte do Tocantins.

Praia de Porto Real, fica na cidade de Porto Nacional, cidade histórica no qual fiz um artigo sobre a sua origem. Local muito procurado pelos turistas e com a formação do lago em Palmas a balneabilidade em Porto Nacional desenvolveu muito.

Praia da Ilha fica em Caseara na região do Parque do Cantão. Esta região é muito conhecida, pois é o único lugar do Brasil onde os três biomas se encontram que são a floresta Amazônica, o pantanal e o cerrado. .

Praia de Novo Acordo fica na cidade de mesmo nome, situada na região do Jalapão. Praia da Santa localizada na cidade de Tocantinópolis no norte do Tocantins e faz divisa com o Maranhão.

Prainha do Pé da Ponte que fica realmente no pé da ponte que faz a divisa do Tocantins com o Maranhão unindo a cidade de Aguiarnópolis a cidade de Estreito no estado do Maranhão.

praias fluviais peixe

Praia São Francisco fica na cidade de Praia Norte que faz parte da região do Bico do Papagaio Praia da Fofoca fica na cidade de Pau D’Arco as margens do rio Araguaia localizada a 424 quilômetros da capital Palmas.

Praia Natural localizada na cidade de Filadélfia, as margens do rio Tocantins no qual do outro lado do rio fica a cidade de Carolina Maranhão.

Praia Recanto da Ilha localizada no município de Formoso do Araguaia, precisamente na região da Ilha do Bananal.

Fica em Formoso do Araguaia, região da ilha do Bananal que é considerada a maior ilha fluvial do mundo. Praia do Dominguinhos fica na cidade histórica de Paranã no extremo sul do estado do Tocantins. Fica no município de Paranã, extremo sul do estado.

Não podemos esquecer das praias existente na capital, formadas pelo lago da hidrelétrica Eduardo Magalhães. É importante verificar as condições das praias antes de dar aquele maravilhoso mergulho.

A balneabilidade é um compromisso dos órgãos ambientais do estado do Tocantins.Este artigo tem a intensão de apresentar para você os melhores destinos de lazer nesta época e, o Tocantins é repleto de praias fluviais.

Praias Fluviais Do Tocantins
Por Favor Avalie Esta Postagem

Gostou? Deixe O Seu Comentário Aqui!

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *