Serras Gerais Tocantins

Hoje vou apresentar para você as Serras Gerais do Tocantins que integram a maior cadeia de serras do Brasil, a região além da natureza deslumbrante o turista conhece a História do Estado.

Em cidades das serras gerais em que a busca do ouro do século XVlll deixou marcas nos costumes, nas festas populares, nas igrejas e nos casarões influenciados pela arquitetura europeia, nas serras gerais a natureza e o patrimônio histórico são preservados.

Localizado entre os municípios de Aurora do Tocantins e Taguatinga, o rio azuis é considerado o menor rio do mundo, são 147 metros de  água cristalina sobre rochas de calcário.

serras gerais Taguatinga

As rochas de calcário contribuem para formação de rios de água cristalina, como a do rio Manoel Alves que são responsáveis pela existência de centenas de cavernas e grutas.

Nas serras gerais em Taguatinga no mês de agosto as cavalhadas relembram o conflito entre cristãos e mouros na idade média, a celebração se repete desde 1937 na cidade e anualmente atrai milhares de pessoas ao município.

É importante no contexto histórico, porque os cristãos vão converter os mouros para o cristianismo, assim também é a vida do cristão que é uma eterna conversão.

Serras Gerais Cavalhada em Taguatinga

serras geraisPara o turismo o período das cavalhadas, juntamente com os festejos da nossa senhora da Abadia movimenta o turismo na cidade, fato que ocorreu no ano 800 depois de Jesus Cristo e até hoje é uma memória viva na história do povo. As Serras Gerais apresentam vários pontos turísticos e, as trilhas do município de Dianópolis são uma ótima opção para quem gosta de fazer o tracking por entre rochas, riachos, cachoeiras e de aventura, em um cenário em que arvores amazônicas se harmonizam com plantas do cerrado.

Nas Serras Gerais tem rios, cachoeiras e lagoas com características bastante peculiares.

Em Rio da Conceição, por exemplo, um balneário bem no meio da cidade é diversão garantida para todos. Na zona rural a cachoeira cavalo queimado é um passeio imperdível, a vegetação é uma das mais belas do cerrado.

Ainda nas serras gerais em Dianópolis uma caverna com inscrições rupestres conta a história dos índios que ocuparam a região há milênios.

Agora se a vontade é experimentar a sensação de nadar em aquário natural o destino é a lagoa bonita, que tem nas proximidades cachoeiras, trilhas, grutas e belíssimo lagos como se fosse aquário a céu aberto.

Serras Gerais As Tradições Populares

serras gerais misticismoEm Natividade outa cidade das serras gerais, onde o misticismo e a história estão em toda parte, no mês de agosto o município é palco da maior celebração popular do Tocantins, a festa do nosso senhor do Bonfim, frequentada por mais de 60.000 romeiros e turistas todos os anos. As tradições dos escravos que extraiam ouro na serra de Natividade permanecem vivas na cultura popular, como nas esculturas de pedra de Dona Romana ou nos passos da súcia.

Nessa mesma época, a tradição portuguesa das filigranas de ouro continua preservada pelos artesãos das várias oficinas existentes.

Em Natividade e Arraias casarões, igrejas e os prédios públicos remanescentes do século VXlll justificaram o tombamento de seus centros históricos.

Com relação ao turismo cultural tem várias festividades que a comunidade preservou e que se comemora há muitos anos, como a festa do divino espirito santo, a da romaria senhor do Bonfim, a da padroeira nossa senhora da Natividade, atrativos como a festa nossa senhora dos remédios.

No setor do artesanato, tem as joias artesanais confeccionadas em ouro e prata com a técnica da filigrana que é produzida em Natividade.

Serras Gerais Doces Típicos

serras gerais Nas serras gerais no município de Arrais a comunidade quilombola Lagoa da Pedra é uma das dezesseis do Tocantins reconhecidas pela Fundação Palmares, os descendentes dos escravos continuam praticando agricultura familiar e agora tem ajuda de novos equipamentos e tecnologias. O artesanato e a culinária parceira do turismo tocantinense são outra fonte de geração de renda nas serras gerais e motivo de orgulho para os moradores.

Nas serras gerais você vai apreciar a gastronomia que é muito rica, com pratos típicos como o arroz com pequi, que se juntam a sobremesa inesquecível como os doces de caju, de buriti e o biscoito amor perfeito.

Nós que incentivamos o Turismo no Tocantins por meio da preservação, porque sabemos que o turismo consciente de hoje é o futuro sustentável de amanhã. Venha conhecer as serras gerais e os casarões de Natividade, Dianópolis, Arraias. Serras Gerais é compreendida pelos municípios da região que são: Almas, Arraias, Aurora do Tocantins, Dianópolis, Natividade, Paranã, Rio da Conceição e Taguatinga.                                             #turismonotocantins

7 Dicas De Como Acumular Milhas Aéreas

Livro Digital Grátis

Deixe Aqui!