Taquaruçu Santuário Ecológico

Taquaruçu foi criado em 01 de janeiro de 1988 e em 19 de dezembro de 1989 foi transformado em distrito e, dista da capital Palmas 40 km.

Com uma população de 4739 habitantes no senso de 2010 e com uma área de 469,2 km².

Taquaruçu é um dos principais santuários ecológicos do estado, o local possui mais de 80 cachoeiras para serem visitadas, além de feiras e eventos que acontecem todo ano no local como o festival gastronômico que esse ano irá completar a nona edição.

Taquaruçu Tocantins é um grande potencial quando se trata de turismo de aventura e ecoturismo e a cidade é muito pitoresca. Foi em Taquaruçu que começou Palmas

taquaruçu portal

Em Taquaruçu se encontra o Centro de Atendimento Aos Turistas (CATUR) que funciona de terça a domingo das 09:00 ás 17:00 horas.

No dia 21 de dezembro de 1995 foi-a data de Criação da Casa de Cultura de Taquaruçu um espaço que foi muito comemorado, pois Taquaruçu já aguardava por este local a muito tempo.

Uma parada obrigatória, pois o Centro de Atendimento é o lugar ideal para poder se informar sobre as belezas e potencialidades do distrito, que conta com pessoas preparadas para fornecer todas informações.

Em Taquaruçu você encontrará a casa do artesão, loja de artesanato típico da região, informações sobre a gastronomia local e as cachoeiras.

Taquaruçu Região Serrana De Palmas

taquaruçu cachoeira alta

Taquaruçu é conhecida como o vale das águas, a região serrana da capital do estado possui clima ameno e eco sistemas variados como a vegetação rasteira do cerrado, o solo seco da caatinga e arvores gigantes da Amazônia com mais de 300 anos.

A cidade é linda e a população é hospitaleira, lugar que você vai gostar muito e garanto que vale a visita. Taquaruçu tem comida muito boa e premiada, como as do restaurante Sabor Da Serra que vale a pena apreciar a culinária da Dª Marlene.

A culinária de Taquaruçu utiliza muito o pequi, o óleo e o leite do babaçu e outros ingredientes do cerrado. A acomodação em Taquaruçu não é problema, pois com várias pousadas lindas e aconchegantes, com fogão a lenha, com uma cozinha montada, redário e uma bela visão da serra.

Voo do pontal fica em Taquaruçu, com 1300 metros de descida e, uma altura de 205 metros, esta tirolesa é considerada uma das maiores do Brasil.

Todo equipamento utilizado na tirolesa é certificado e a procura é muito grande, já com vários anos atuando no local e, o que manda é o espirito aventureiro para radicalizar na tirolesa.

Taquaruçu Tem Cachoeira, Rapel e Tirolesa

palmas taquaruçu cachoeira roncador

A cachoeira do escorrega macaco tem 50 metros de altura, fica na TO 030 no mesmo local que está a cachoeira da roncadeira que tem 70 metros de altura.

Taquaruçu é distrito de Palmas e com isso ela tem mais de 90 cachoeiras catalogadas e a maioria está na região de Taquaruçu.

Está catalogada em um raio de 20 km de Taquaruçu são 63 cachoeiras, considerado queda, existem ainda aquelas que estão intactas sem receber a visitação.

Fica ai a dica, conhecer com conscientização preservando a natureza, não deixando nada para traz, a ordem é tirar muitas fotos e deixar somente as pegadas e aproveitar os mergulhos.

Então ao passar por Taquaruçu não deixe de visitar a cachoeira do escorrega macaco e a cachoeira da roncadeira.

Na cachoeira da roncadeira a atividade mais procurada e o rapel, é uma atividade que demora de 10 a 15 minutos para completar o percurso que é de 70 metros.

Taquaruçu O Vale Das Águas

taquaruçu cachoeira

O contato com a água é total podendo descer sozinho e acompanhado e com total segurança. Esta atividade é realizada das 09:00 ás 16:30 horas, esta atividade também pode ser feito na cachoeira serra dourada e outras que chega até 100 metros de altura, rapel emoção pura.

A visitação a cachoeira da roncadeira exige esforço físico, tem que estar preparado porque é preciso descer uma escadaria de uma trilha de mais ou menos de 1500 metros.

O trajeto é marcado por descidas e subidas com pedras e vegetação do cerrado, que é usado para longas caminhadas e também para meditação.

Para quem gosta de curtir a natureza e o meio ambiente, as trilhas que dão acesso as cachoeiras de Taquaruçu são lugares perfeitos que remetem a paz e a tranquilidade.

Existem algumas regras não pode levar bebida alcoólica, não pode fazer churrasco, não pode acampar, não pode descer com comida pronta, o ideal é levar uma água, fruta um suco e retornar com o material para cima, e tem lixeira a cada 200 metros na trilha e com pessoas dando apoio.

Em Taquaruçu existem muitas opções de lazer, mais quem não curte muito aventura pode simplesmente sentar e apreciar as cachoeiras. Taquaruçu tem um duende que mora por lá a muitos anos, cheque na cidade e pergunte pelo duende.

O blog Turismo No Tocantins apresentou para você alguns atrativos turísticos de Palmas e considerado um dos melhores destinos do estado do Tocantins.

 

7 Dicas De Como Acumular Milhas Aéreas

Livro Digital Grátis

2 Comentários

  1. Sou de Taquaruçu e é realmente um ótimo lugar para se viver… Recomendo aqueles que desejam saber mais sobre o lugar que entrem no site oficial de Taquaruçu, que colocarei logo abaixo.

    taquarucutocantins.blogspot.com

    • Olá Reydner Mamud, gostei do seu site, você precisa adquirir este domínio para ficar mais profissional. Entre em contato comigo que irei lhe passar mais detalhes. Muito obrigado pela sua participação. Um grande abraço.

Deixe Aqui!