Turismo Nas Serras Gerais

Você já ouviu falar de Turismo Nas Serras Gerais? Conheça um pouco da história dos municípios que pertencem a essa região turística!

Serras Gerais forma a maior cadeia de serras do Brasil!

Os municípios que pertencem a essa região turística, são: Almas, Arraias, Aurora do Tocantins, Dianópolis, Natividade, Paranã, Rio da Conceição e Taguatinga.

As festas populares, a arquitetura, os costumes e o artesanato refletem a busca do ouro no século XVIII.

turismo vegetação cerrado

Aurora do Tocantins. Essa maravilha da natureza, localizada na divisa entre Tocantins, Bahia e Goiás, com pouco mais de 3.800 habitantes, recebeu esse nome por ser cercada de cordilheiras, motivo pelo qual o sol aparece mais tarde.

Esse município distante aproximadamente 511 quilômetros de Palmas, capital do estado de Tocantins, possui entre os seus pontos turísticos o menor rio do Brasil.

As cidades mais próximas de Aurora do Tocantins é Taguatinga (TO), distante aproximadamente 34 km, Campos Belos (GO), distância aproximada de 53 km, e São Domingos, também em Goiás, distante 76 km aproximadamente.

Desconhecidas ainda pelos praticantes do ecoturismo, e até mesmo pelos próprios moradores da região.

Existem mais de 230 cavernas, cuja maioria se encontra em processo de mapeamento e topografia, ainda não sendo tão exploradas e tornando-se conhecidas aos poucos.

Essas cavernas são geralmente secas, com exceção dos períodos de chuva, onde é possível ver o gotejamento dentro delas.

Exibindo suas belezas com formações de estalactites, estalagmites, colunas, cortinas, escorrimentos e outras esculturas que a natureza se incumbiu de criar em seus interiores.

Rio Azuis. Com 147 m de extensão, sua água cristalina brota do chão, desaguando no Rio Sobrado, a 16 km de Aurora de Tocantins, às margens da Rodovia TO-010.

Turismo No Menor Rio Do Brasil

turismo rio azuis

O fluxo do rio Azuis foi represado para aumentar a extensão e a profundidade do poço. Nesse rio foi construída uma escada para facilitar o banho dos visitantes.

Aos domingos o número de visitas é muito grande, mas durante a semana o tráfego é menor, com farta variedade de comida caseira e de boa qualidade servida aos turistas pelos comerciantes locais, no Recanto dos Azuis.

Banco de Areia, localizado na divisa entre Aurora de Tocantins com a Bahia, o Banco de Areia é um ponto turístico bastante apreciado pelas dunas e areias branquinhas e a facilidade para o turista fazer esse passeio, andando apenas 4 km a pé e podendo desfrutar de toda essa beleza!

Balneário Douradas, distante 12 km do município, dispõe de toda a infraestrutura para os turistas, como campo de futebol, churrasqueiras, área de camping, não levando com descaso, porém, a preservação ambiental.

Em finais de semana da alta temporada, aonde o número de turistas no local chega a 3.000 pessoas, é um dos locais mais admirados, chamando a atenção por ser cercado de formações rochosas e dispor de uma área verde com mais de 3.000 m2.

Turismo das Cavernas, ocorre entre as maiores cavernas em Aurora do Tocantins, podemos destacar:

Gruta do Culto          Gruta das Rãs          Gruta do Mistério          Gruta Cachoeira          Gruta da Guariroba

Gruta do Arco do Mocambo         Gruta do Sabiá          Gruta do Mandacaru          Gruta dos Moura

Nessas Cavernas, a presença de água e gotejamento indica que ainda estão em processo de evolução.Nas Grutas Cachoeira e da Guariroba, existem rios subterrâneos.

A Gruta das Rãs, que tem esse nome por causa da quantidade desses anfíbios em seu interior, é formada por diversos salões, exibindo grande quantidade de paleotemas  e  parecendo ser mais uma obra de arquitetura.

Turismo Nas Cavernas e Grutas Das Serras Gerais

turismo caverna

Em Taguatinga destaca-se a Festa das Cavalhadas, que relembra o conflito entre cristãos e mouros na Idade Média, onde os cristãos queriam converter os mouros.

Essa festa é comemorada no mês de agosto e atrai centenas de turistas.

No município de Dianópolis, o turismo é voltado para os amantes de trilhas e aventuras, com o esporte de trekking por entre as rochas.

O lugar é de uma beleza ímpar, onde se apresentam riachos e cachoeiras, num cenário onde se harmonizam plantas do cerrado com árvores amazônicas.

Rio da Conceição. Banhado pelo Rio Manoel Alves, vale a pena ser visitado pelas suas belezas. Possui boa infra-estrutura, com cabanas de palhas, campo de futebol, quadra de vôlei, churrasqueiras, bancos e mesas. Muito visitado nos meses de junho, julho e agosto

O Balneário Rio da Conceição fica bem no meio da cidade. Ainda em Rio da Conceição, temos outro ponto turístico que é a Cachoeira Cavalo Queimado.

Na praia formada, pela Cachoeira do Cavalo Queimado, muitos turistas e visitantes aproveitam a cascata formada pelo Rio Manoel Alves sobre uma pedreira de aproximadamente 3.000 metros para a prática do boia cross, onde os participantes descem o rio em boias.

Arraias. Município localizado na região sudeste com Campos Belos, Goiás e distante aproximadamente 420 km da capital.

Um de seus pontos turísticos, a Chapada dos Negros é um lugar plano, aonde se encontram ruínas de pedras e casarões (alguns habitados), de um cenário que já foi povoado.

Turismo Nas Cidades Históricas Das Serras Gerais

turismo praça arraias

Tem uma topografia bastante acidentada. Em Arraias, casarões, igrejas e prédios públicos remanescentes do século XVIII foram tombados e estão sendo preservados.

Em Dianópolis, as cavernas com inscrições rupestres contam a história dos índios que ocuparam a região.

Atrativos como a Garganta e Lagoa Bonita merecem destaque entre as belezas da região. Lagoa Bonita mais parece um imenso aquário, cercada de cachoeiras, trilhas e grutas.

Recepciona cerca de 60.000 romeiros todos os anos, na Festa do Senhor do Bonfim.

A comunidade de Serras Gerais preservou vários tipos de festividades, enriquecendo o turismo cultural, e que são comemorados há muitos anos, como a Festa do Divino Espírito Santo, Romaria do Senhor do Bonfim, da Padroeira de Nossa Senhora da Natividade, Festa de Nossa Senhora dos Remédios, entre outras.

Paranã, (Antiga São João da Palma), possui como pontos turísticos a Cadeia Velha e a Igreja Matriz da São João Batista.

As joias artesanais com a técnica da filigrana são confeccionadas em Natividade, município da região. Quem visita a cidade acaba levando de lembrança uma produção artística desses artesãos.

Encontra-se ainda agricultura familiar, com casas de farinha. O artesanato e a culinária, parceiras do turismo tocantinense são outra fonte de geração de renda e motivo de orgulho dos moradores.

Pratos típicos como arroz com pequi juntam-se aos doces de caju, de buriti e biscoitos de amor-perfeito.

É importante ressaltar que o crescimento do turismo no Tocantins se dá com consciência e planejamento dos órgãos competentes e dos próprios moradores, visando o desenvolvimento sustentável, com atitudes na preservação ambiental.  #TurismoNoTocantins

Turismo Nas Serras Gerais
Por Favor Avalie Esta Postagem

Gostou? Deixe O Seu Comentário Aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *