Na região onde hoje é Peixe Tocantins existia no início apenas um porto, e um lavrador que conduzia a sua roça e, uma pequena embarcação que utilizava como meio de transporte.
A barcaça era utilizada para o transporte dos viajantes que desejavam passar de uma margem do rio Tocantins para o outro lado.
Neste porto se encontrava homens que vinham de Goiás com destino a São José do Duro e Chapada dos Negros em busca das ricas jazidas de ouro.
Porém, eram atacados com muita frequência pelos índios Avá-Canoeiros, que recebem este nome por serem exímios remadores.
A história do surgimento da cidade de Peixe Tocantins é muito bonita e ao mesmo tempo de muitas dificuldades e confronto com os índios.
Você que gosta de história de uma verificada no surgimento das cidades do estado do Tocantins que tem tudo a ver com a corrida do ouro.
Com 119 anos de história a cidade de Peixe Tocantins é um dos principais pontos turísticos do Tocantins, a praia da Tartaruga e o arquipélago do Tropeço, atraem diversos visitantes das cidades vizinhas, do estado e de todo Brasil, por isso iremos falar um pouco do que há de melhor no local.
O nome da cidade de Peixe se deu porque houve uma enchente muito grande, que inundou toda região devido o rio Tocantins ter subido muito, enchendo os córregos e lagoas.
Peixe Tocantins Do Outro Lado A Cidade
Um peixe muito grande foi parar em uma lagoa que hoje é denominado lagoa do peixe e, quando o rio começou a baixar o peixe em questão não conseguiu voltar para o leito natural do rio Tocantins ficando preso na lagoa.
A lagoa ficou sendo uma referencia e ao mesmo tempo um ponto de passagem dos viajantes que se deslocavam para Dianópolis, Arraias e outras localidades.
O peixe na lagoa virou um assunto corriqueiro e, muitos comentavam, se referindo ao local como passar no peixe e, com isso a expressão foi se tornando nome e ponto de localização, o nome foi aceito por todos e na emancipação política o povoado recebeu o nome de Peixe.
A cidade cresceu em volta do porto que era uma passagem obrigatória para todos que desejavam atravessar o rio Tocantins.
Uma das características marcante, é a arquitetura portuguesa por terem se estabelecidos no povoado, os casarões são bem antigos e Peixe tem a data de 20 de junho de 1895 como a sua emancipação.
Peixe tem muitos pontos turísticos, turismo religioso e o turismo ecológico voltado para as belezas naturais.
Arquipélago do Tropeço em Peixe Tocantins
Peixe como toda cidade na região tem uma grande influencia da igreja católica e dos seus padroeiros e, na cidade de Peixe a padroeira é a nossa senhora da Abadia.
Antes da emancipação política, quando ainda era somente um ponto de passagem dos viajantes e, o povoado estava se formando, os índios Avã canoeiro atacavam constantemente o povoado e, os índios cessaram os ataques somente com a chegada da imagem no povoado.
A praia Tartaruga é muito visitada pelos turistas do Tocantins e por muitos do Brasil e do exterior.
Na praia tem os acampamentos ao ar livre onde a pessoa chega com a sua barraca e desfrutar da beleza.
A praia da Tartaruga recebe esse nome por ser a ilha um local onde elas fazem a desova todos os anos. A preocupação com o meio ambiente é um outro fator que é levado muito a sério, no final do período de praia a ilha é limpa completamente para receber as tartarugas no meado do mês de agosto. Os visitantes são informados através dos agentes ambientais a necessidade da conservação do local e, todos contribuem com o meio ambiente..
Em Peixe a preservação do meio ambiente é a preocupação de todos na montagem da praia na ilha da Tartaruga, que tem o selo azul por ser uma eco praia, devido o sistema de limpeza, os banheiros são todos ecologicamente correto.
Lago do Peixe No Rio Tocantins
O selo é o meio de identificar a praia e a eco praia da Tartaruga é uma das três praias de água doce do Brasil que tem esse reconhecimento.
O arquipélago do Tropeço, um local que recebe muitos visitantes em toda época de temporada.
No arquipélago só se chega de barco que é uma das belezas naturais da cidade de Peixe Tocantins.
O arquipélago é composto de 365 ilhas catalogadas antes da formação da barragem, considerado o maior arquipélago do mundo.
Com relação ao arquipélago do tropeço irei fazer um artigo sobre este obstáculo natural que temos no rio Tocantins no município de Peixe Tocantins.
O turismo no Peixe Tocantins você vai encontrar a artesã como a Dª Lusa que produz peças de cerâmica, matéria prima o barro.
No município de Peixe Tocantins foi construído a Usina Hidrelétrica Eduardo Magalhães que deu origem a um imenso lago e, com o enchimento do reservatório formou um grande local para pesca.
Hoje Peixe Tocantins despõe de hotéis, pousadas, restaurantes com os pratos típicos e uma ótima estrutura para os amantes da pesca esportiva, ecoturistas e visitantes que hospedam na cidade o ano todo.
Com relação as acomodações irei escrever um artigo para você dando mais destaque aos serviços disponíveis na cidade, dando dicas de hospedagem e refeições.
Peixe é um município do estado do Tocantins, emancipado em 1895 com terras desmembradas de São João da Palma.
A cidade de Peixe ocupa a margem direita e a margem esquerda do rio Tocantins, o acesso a área rural se da pela travessia com balsa ou dando a volta pela ponte sobre o rio Tocantins que recebe o nome de José Sarney, a distancia pela rodovia dista do ponto mais longe do município a uma distancia de 40 km. A vegetação predominante é o cerrado, uma população que ultrapassa os 11.200 habitantes.
A área rural de Peixe é compreendida pelo povoado Lagoa do Romão e Vila São Miguel mais conhecida como Agropic. O município localiza-se a uma latitude 12º01’30” sul e a uma longitude 48º32’21” oeste, estando a uma altitude de 240 metros e, possui uma área de 5.291,208 km².
A cidade de Peixe dista de Palmas 297 km feita na maior parte pela BR 153. O município de Peixe é considerado uma das boas opções para se fazer Turismo No Tocantins.
O tropeço no rio Tocantins merece um artigo sobre os seus obstáculos. A beleza do lugar é divino.