Hoje vou apresentar para você as Serras Gerais do Tocantins que integram a maior cadeia de serras do Brasil, a região além da natureza deslumbrante o turista conhece a História do Estado.
Em cidades das serras gerais em que a busca do ouro do século XVlll deixou marcas nos costumes, nas festas populares, nas igrejas e nos casarões influenciados pela arquitetura europeia, nas serras gerais a natureza e o patrimônio histórico são preservados.
Localizado entre os municípios de Aurora do Tocantins e Taguatinga, o rio azuis é considerado o menor rio do mundo, são 147 metros de água cristalina sobre rochas de calcário.
As rochas de calcário contribuem para formação de rios de água cristalina, como a do rio Manoel Alves que são responsáveis pela existência de centenas de cavernas e grutas.
Nas serras gerais em Taguatinga no mês de agosto as cavalhadas relembram o conflito entre cristãos e mouros na idade média, a celebração se repete desde 1937 na cidade e anualmente atrai milhares de pessoas ao município.
É importante no contexto histórico, porque os cristãos vão converter os mouros para o cristianismo, assim também é a vida do cristão que é uma eterna conversão.
Serras Gerais Cavalhada em Taguatinga
Nas Serras Gerais tem rios, cachoeiras e lagoas com características bastante peculiares.
Em Rio da Conceição, por exemplo, um balneário bem no meio da cidade é diversão garantida para todos. Na zona rural a cachoeira cavalo queimado é um passeio imperdível, a vegetação é uma das mais belas do cerrado.
Ainda nas serras gerais em Dianópolis uma caverna com inscrições rupestres conta a história dos índios que ocuparam a região há milênios.
Agora se a vontade é experimentar a sensação de nadar em aquário natural o destino é a lagoa bonita, que tem nas proximidades cachoeiras, trilhas, grutas e belíssimo lagos como se fosse aquário a céu aberto.
Serras Gerais As Tradições Populares
Nessa mesma época, a tradição portuguesa das filigranas de ouro continua preservada pelos artesãos das várias oficinas existentes.
Em Natividade e Arraias casarões, igrejas e os prédios públicos remanescentes do século VXlll justificaram o tombamento de seus centros históricos.
Com relação ao turismo cultural tem várias festividades que a comunidade preservou e que se comemora há muitos anos, como a festa do divino espirito santo, a da romaria senhor do Bonfim, a da padroeira nossa senhora da Natividade, atrativos como a festa nossa senhora dos remédios.
No setor do artesanato, tem as joias artesanais confeccionadas em ouro e prata com a técnica da filigrana que é produzida em Natividade.
Serras Gerais Doces Típicos
Nas serras gerais você vai apreciar a gastronomia que é muito rica, com pratos típicos como o arroz com pequi, que se juntam a sobremesa inesquecível como os doces de caju, de buriti e o biscoito amor perfeito.
Nós que incentivamos o Turismo no Tocantins por meio da preservação, porque sabemos que o turismo consciente de hoje é o futuro sustentável de amanhã. Venha conhecer as serras gerais e os casarões de Natividade, Dianópolis, Arraias. Serras Gerais é compreendida pelos municípios da região que são: Almas, Arraias, Aurora do Tocantins, Dianópolis, Natividade, Paranã, Rio da Conceição e Taguatinga. #turismonotocantins