A corrida pelo ouro no ´século XXVlll, deu origem a cidade de Arraias Tocantins, a 420 Km de Palmas, no sudeste do Tocantins.
Tudo começou em cima da serra da Chapada dos Negros, explorando a mão de obra escrava, os coronéis da época mandavam toda riqueza para Portugal.
Quando os negros desciam a serra para buscar água potável, os senhores dos escravos descobriram que na parte de baixo era bem melhor de se viver.
Assim se formou uma pequena vila que originou a cidade. Já se passaram mais de 280 anos e as marcas daquela época não foram apagadas pelo tempo.
As marcas estão nos casarões antigos, nas ruas estreitas, nos becos e no rosto de cada arraiano, a maioria da população de cerca de 12.000 habitantes é afro descendente.
Arraias Tocantins,está entre as 20 maiores cidades do estado e, a sua importância histórica esta em ser um dos portais da cultura do Tocantins.
A cidade de Arraias Tocantins possui clima tropical úmido com duas estações distintas, a das águas e a da seca. Há predominância de áreas inclinadas ou colinosas, com declives suaves, o território também é composto por áreas íngremes e montanhosas.
Com extensão territorial de 5.787 Km2, altitude de 580 metros acima do nível do mar. está localizada na região sudeste do estado do Tocantins, a 420 km da capital Palmas.
A sua origem remonta a um núcleo de escravos, que fugindo do trabalho na exploração do ouro em outros locais, ocuparam o que hoje é conhecido por Chapada dos Negros.
Arraias Tocantins Conhecida ComoCidade Das Colinas
A descoberta do ouro na região, no ano de 1730 atraiu os exploradores e, sob o comando do Capitão Domingos Antônio Cardoso, foi organizada a formação do primeiro povoado.
Desta época permanecem as ruinas em pedra de algumas construções. O local é plano e muito bonito e tem várias cicatrizes do garimpo, que foi feito tudo no braço.
A mudança do povoado para localização atual aconteceu em 1740, por determinação do governador da capitania de São Paulo Dom Luiz de Mascarenhas que viera implantar a capitania de Goiás e oficializar os povoados que surgiam.
Com o nome de Nossa Senhora dos Remédios de Arraias iniciava-se um novo núcleo urbano. A topografia acidentada determinou um traçado com ruas sinuosas e estreitas e casas geminadas.
Desde as origens, na arquitetura da cidade predomina o estilo colonial português, fundada por portugueses e escravos negros africanos,
O conjunto arquitetônico é preservado através das ruinas de casarões e, alguns casarões ainda habitados, onde se pode ver a permanência do estilo.
Bom, a cidade de Arraias Tocantins não teve nenhum planejamento, as pessoas foram chegando e construindo as suas casas e, os becos surgiram para ser passagem, para encurtar o caminho.
Os casarões do centro histórico de Arraias Tocantins evidenciam forte influencia da arquitetura colonial. As técnicas de construção utilizadas na época podem ser observadas na maioria das casas ainda existentes; como os esteios de madeiras, que serviam de estrutura para as paredes feitas de adobe e os alicerces em pedra, Uma das características que mais se destacam são as platibandas decoradas.
Arraias Tocantins Influencia Portuguesa
As construções são de paredes grossas e, nas casas mais antigas, pode-se encontrar as iniciais dos patriarcas das famílias que as construíram e o ano em que foram construídas., telhas comum fabricada com a própria argila da região, ladrilho e adobe, tudo era fabricado na região.
Os caíbos e ripas eram tirados muito grotescamente, tudo artesanal. Inúmeras casas apresentam detalhes ornamentais como as guarnições de portas e janelas em alto relevo e, os desenhos florais e geométricos destacando-se da parede.
As janelas tem a moldura em arco uma das características de muitas das construções. Gelosias que permitem uma ventilação constante no interior.
Nos telhados madeiramento rústico coberto com telhas coloniais capa e bica. Ao percorrer as ruas do centro histórico da cidade você sentirá uma agradável volta ao passado.
O povoado se desenvolveu em torno da igreja de Nossa Senhora dos Remédios onde está a maior parte do acervo arquitetônico de Arraias Tocantins.
Mais nem a importância histórica impediu que casarões fossem derrubados ou desfigurados ao longo do tempo. As mudanças mais evidentes consistem na substituição de portas e janelas de madeira por esquadrias metálicas o que descaracteriza as fachadas.
A contradição entre a presença do antigo e a disponibilidade do novo, causa conflitos na maneira de compreender a cidade, com reflexos na degradação do patrimônio arquitetônico. Em 1996 o governo do estado realizou o inventário de algumas cidades históricas do Tocantins.
Em Arraias exemplares arquitetônicos significativos foram documentados, a observação destes prédios mostra que pouco mudou em sua constituição nestes dias.
Arraias Tocantins Herança Arquitetônica
Elementos originais presentes na época do inventário foram mantidos o que revela a preocupação da comunidade em preservar e valorizar o seu patrimônio e, consolidar a vocação turística da cidade.
A história de uma cidade pode ser contada através de informações registradas no patrimônio arquitetônico conservado e, se transforma assim em fonte preciosa para analisar a sua fundação, a sua organização política e social e o desenvolvimento da urbanização.
São elementos valorizados no turismo histórico e que muitas vezes determinam a escolha do destino do viajante em busca de novas culturas. Parte desta cultura está representada nas construções históricas de cidades como Arraias Tocantins.
Ações de preservações estão a cada dia mais presente na comunidade de Arraias Tocantins, que se emprenham para implantar mecanismos, que mantenham os prédios antigos com as suas características originais.
O exemplo é a ONG Viva Arraias que busca conscientizar a comunidade sobre a importância de preservar este patrimônio. Outra iniciativa partiu do poder público que investe na escola como meio para que as novas gerações de arraianos conheçam a relevância de sua cultura.
A medida para garantir a preservação dos casarões e ruínas remanescentes, caminha a passos rápidos em Arraia Tocantins,
O tombamento municipal contribuirá para que demolições e descaracterizações sejam evitadas. Os moradores não quer passar um trator na cidade e começar de novo, imitando outras regiões com outra arquitetura e, sim quer que Arrais esteja incluída no roteiro do turismo no Tocantins.
A cidade de Arraias do Tocantins quer se desenvolver com o próprio modelo e naturalmente. As novas gerações que estão chegando e convivendo com o povo, irá aceitar e procurar o progresso com a realidade da comunidade, que é o que os arraianos desejam.